Olho no céu!

Estação Espacial poderá ser vista em Curitiba durante o feriado de Páscoa

Estação Espacial Internacional vai ficar visível neste feriado. Foto: Nasa/Divulgação

Quem ficar em Curitiba durante o feriado de Páscoa terá uma atividade diferente para fazer: observar o céu. O motivo é que a Estação Espacial Internacional (ISS) estará passando exatamente por cima da capital em um horário que deixa a estação mais iluminada. Para ajudar ainda mais, a previsão do Instituto Simepar é de que o céu esteja limpo nos próximos dias — algo relativamente raro na capital paranaense.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

“A estação faz uma órbita completa na Terra a cada 90 minutos, então volta e meia é visível no céu. A diferença é que dessa vez teremos todas as melhores condições para assistir a passagem”, explica o astrônomo Anisio Lasievicz, diretor do Parque da Ciência de Curitiba. A partir desta quinta-feira (18), a estação já fica mais visível, segundo o especialista. Mas a maior expectativa é para sexta-feira (19) e sábado (20), quando a ISS deve estar ainda mais brilhante.

+ Leia mais: Com PMs como juízes, jogo de futebol acaba em prisão na Grande Curitiba após briga

Neste sábado, o Instituto Simepar prevê que nuvens podem começar a se formar na capital, mas caso o céu permaneça limpo será possível ver a ISS entre 18h32min14s e 18h38min22s. Já no domingo, último dia de melhor observação, a passagem acontece das 19h18min37s às 19h23min00s.

De acordo com Lasievicz, os horários de passagem são bons por serem logo após o pôr do sol. “É nesse momento que, apesar de já estar escuro na cidade, elementos em altitude mais elevada ainda são atingidos pelos últimos raios de sol, deixando-os muito visíveis”, esclarece o astrônomo.

Dicas para ver a ISS

Para observar a estação, não tem muito segredo, garante Lasievicz: “Basta encontrar um local em que seja possível ver o céu e procurar pelo ponto mais brilhante, que se movimenta rapidamente”. Segundo o especialista, porém, quanto mais afastado de zonas muito urbanizadas e iluminadas, melhor.

+ Leia também: Leitor flagra ressaca no Litoral do Paraná. Imagens são impressionantes!

Não é necessário nenhum equipamento para enxergar a estação, que é um ponto muito brilhante. Mas, conforme Lasievicz, binóculos podem ajudar a deixar a forma mais nítida. Outra dica para quem não quer perder o momento de passagem é baixar alguns aplicativos de celular que auxiliam a encontrar a estação. O diretor do Parque da Ciência indica dois: ISS Detector e Heavens Above, que  estão disponíveis para download na Google Play Store e na Apple Store.

É importante lembrar, também, que a previsão do tempo sempre pode acabar mudando de última hora — então é recomendado ficar de olho em institutos meteorológicos antes de programar um evento para assistir a passagem da estação, por exemplo.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Vai ficar em Curitiba na Páscoa? Saiba o que abre e fecha durante o feriado