A olho nu

Olho no céu! Estação Espacial pode ser vista em Curitiba neste feriado

Estação Espacial Internacional vai ficar visível neste feriado. Foto: Nasa/Divulgação

O feriado de Corpus Christi não vai se limitar apenas a tapetes coloridos e festividades religiosas. Entre estar quarta-feira (19) e o próximo sábado (22), quem olhar para o céu vai poder acompanhar a passagem da Estação Espacial Internacional (EEI) pelos céus de Curitiba. E, para a alegria dos entusiastas da observação astronômica, o tempo deve colaborar ao longo dos próximos dias.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A passagem do satélite não chega a ser algo raro. No entanto, nem sempre ela é visível a olho nu, já que é preciso de uma combinação de fatores para que isso aconteça, como o horário e até mesmo as condições do tempo. E, nesta quarta-feira, todas as variáveis vão favorecer para que a EEI esteja bem visível nos céus, o que fará com que ela esteja com um brilho intenso semelhante a uma estrela bem aparente. Não por acaso, é considerado o melhor dia para quem quer observar o laboratório espacial.

+ Leia mais: Agência de turismo de Curitiba lesou 100 pessoas em golpe de R$ 4 milhões, diz Polícia

Em Curitiba, a estação deve surgir a noroeste e cruzar o céu em direção a sudeste. A má notícia é que essa passagem deve ser bem breve, durante cerca de quatro minutos, das 18h50 às 18h54.

Quem não conseguir ver a EEI nesta quarta vai ter outra boa oportunidade no sábado (22), quando o satélite também poderá ser visto com seu brilho quase no máximo. No fim de semana, porém, a passagem acontece um pouco mais cedo, das 17h55 às 18h05 também de noroeste para sudeste.

E, em ambos os casos, o tempo deve colaborar. De acordo com o Simepar, a previsão é de céu limpo nos dois dias, o que ajuda bastante na observação. Sem nuvens, fica mais fácil identificar o ponto brilhante em movimento e acompanhar toda a sua trajetória.

Além disso, a Estação Espacial passa pelos céus curitibanos mais duas vezes ao longo do feriado. Confira os horários:

Data Horário Trajetória
Quarta-feira (19) 18h50 às 18h54 De noroeste para sudeste
Quinta-feira (20) 18h01 às 18h07 De noroeste para sul
Sexta-feira (21) 18h48 às 18h53 De noroeste para sul
Sábado (22)  17h55 às 18h05 De noroeste para sudeste

Vale lembrar ainda que a passagem da EEI não é o único evento astronômico que os entusiastas vão encontrar ao olhar para os céus nos próximos dias. Além da estação, também será possível observar Júpiter e Saturno, que também estão visíveis a olho nu.

Como ver a Estação

Para observar a estação, não tem muito segredo. Basta encontrar um local em que seja possível ver o céu e procurar pelo ponto mais brilhante, que se movimenta rapidamente e em linha reta. Quanto mais afastado de zonas muito urbanizadas e iluminadas, melhor será a experiência.

+ Leia mais: Atitude inusitada de passageira acaba com situação de assédio dentro de ônibus

Não é necessário nenhum equipamento para enxergá-la, já que se trata de um ponto tão brilhante quanto uma estrela. No entanto, quem optar por binóculos pode visualizar a EEI de forma mais nítida. Outra dica para quem não quer perder o momento de passagem é baixar alguns aplicativos de celular que auxiliam a encontrar a estação, como o ISS Detector e Heavens Above, que  estão disponíveis para download na Google Play Store e na Apple Store. Esses apps usam a geolocalização do seu smartphone para mapear o céu e mostram que objetos estão visíveis naquele momento.

Incêndio destrói casas no Bairro Alto nessa véspera de feriado