Orgulho paranense

Curitibano é selecionado como agente de mudança global na Suíça

Gabriel Pinheiro . Matéria sobre o site de voluntários Www.freehelper.com

O empreendedor curitibano Gabriel Pinheiro acaba de recebeu o título de “Global Changemaker” (em tradução: agente de mudança global) por sua solução para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 “Parceria para as Metas” das Nações Unidas.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável enfatiza os jovens como “agentes críticos de mudança” e Gabriel é testemunha dessa afirmação através de seu trabalho na FreeHelper –  uma Startup social sem fins lucrativos que trabalha para conectar ONGs e voluntários profissionais de diferentes áreas do conhecimento para uma assistência de curto e médio prazo. Seu objetivo é acelerar, profissionalizar e aumentar o impacto de organizações sem fins lucrativos em todo o mundo.

Gabriel está entre os 60 jovens que receberam o título de Agente de Mudança Global neste ano. Os selecionados de 2019, todos com idades entre 18 e 23 anos, passaram por um rigoroso processo de escolha, que tinha representantes de 42 países, incluindo Togo, Butão, Sudão do Sul, Bielorrússia, Paquistão, Lesoto e Tunísia. Eles se juntarão à rede Global Changemakers, formada por mais de mil jovens líderes de todo o mundo, cujo trabalho, até o momento, afetou mais de quatro milhões de pessoas.

Os Changemakers serão levados para a Suíça pela Mercator Foundation para participar da Semana Global da Juventude que ocorrerá em Aarau, Suíça, de 13 a 19 de junho. Na cúpula, eles participarão e conduzirão sessões de treinamento, networking e workshops para aprimorar suas habilidades, como campanhas, arrecadação de fundos, gerenciamento de projetos,  liderança, relações públicas e pitches, além de aprender com as experiências dos outros  jovens. Os agentes de mudança também terão a oportunidade de apresentar suas ideias num painel de capacitação e serão elegíveis para se candidatarem a financiamento de subsídios para suas iniciativas existentes ou novos projetos.

O que é a Global Changemakers?

A Global Changemakers é uma organização internacional de jovens com sede em Zurique, na Suíça, e presente em 180 países. Criada pela primeira vez durante o British Council em 2007, tornou-se uma organização independente em 2014 e é pioneira no apoio ao desenvolvimento liderado por jovens por meio de financiamento de subsídios, desenvolvimento de habilidades, trabalho em rede e exposição a oportunidades. Até hoje, a organização trabalhou com mais de mil agentes de mudança e apoiou mais de 320 projetos liderados por jovens, impactando mais de quatro milhões de pessoas.

Mas como funciona a iniciativa do Gabriel?

O jovem curitibano criou uma plataforma, chamada Free Helper, que tem objetivo de conectar voluntários com quem precisa de ajuda. Mas a novidade é que a plataforma reúne somente serviços profissionais e de curto ou médio prazo. De um lado, ONGs podem se cadastrar e publicar anúncios de trabalhos que estejam precisando de ajuda. Do outro lado, voluntários que tenham alguma habilidade profissional específica se inscrevem também, explicando o que sabem fazer (um contador que ajude a organizar as finanças, um advogado que dê orientações jurídicas, uma cozinheira, um arquiteto que possa ajudar numa reforma, etc.). quando uma “vaga” se encaixa com a habilidade de algum profissional, ele pode se habilitar para prestar o serviço, que não pode ser a longo praz, somente a curto e médio.

Curitibano cria site para ligar voluntários com quem precisa de ajuda