Na manhã desta quinta-feira (5), o Paraná enfrentou uma tempestade intensa com raios e muita chuva em questão de algumas horas. Conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Apenas em Curitiba foram 41 raios contabilizados entre 00h e 9h desta quinta-feira. Os dados sobre o Paraná ainda não foram revelados.

continua após a publicidade

O tempo em Curitiba nesta quinta-feira ja começou fechado, o temporal transformou o amanhecer em noite, com nuvens carregadas e descargas elétricas frequentes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para a cidade, indicando risco de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo.

Incidência de raios em crescimento no estado

O Paraná tem registrado um aumento significativo na incidência de raios nos últimos anos. Em 2023, foram contabilizadas 3.104 descargas elétricas em Curitiba, representando um aumento de 30% em relação ao ano anterior. No estado, o número total de raios ultrapassou 1 milhão, com Guaraqueçaba liderando o ranking com mais de 16 mil ocorrências.

Como se proteger durante tempestades com raio?

Diante da alta incidência de raios, é essencial adotar medidas de segurança durante tempestades:

  • Evite áreas abertas, como campos e praias.
  • Não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas.
  • Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas.
  • Permaneça dentro de edificações seguras até o fim da tempestade.
continua após a publicidade

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

continua após a publicidade