De graça!

Donos de cães e gatos podem agendar castração de graça em Curitiba a partir de terça-feira

castração prefeitura
Rede abre agendamentos para castração de cães e gatos em abril. Foto: Valdecir Galor/SMCS

A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba abre, nesta terça-feira (15), a partir das 12h, os agendamentos para castração gratuita de cães e gatos para o mês de abril. Interessados em garantir os horários devem entrar logados na área de eventos do site da Rede de Proteção Animal

A etapa, que acontece nas clínicas contratadas pelo município, vai disponibilizar 800 vagas. Podem ser inscritos cães e gatos, machos e fêmeas, a partir dos cinco meses.

+ Leia mais: Programa da Sanepar que garante tarifas mais baixas de água e esgoto será ampliado; Veja como aderir

Tutores, protetores de animais e ONGs ligadas à causa devem estar com os cadastros em dia junto à Rede. 

Proteção de dados

O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, lembra também que há novas regras para os protetores que fazem a inscrição de terceiros. Em função das exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a partir deste agendamento, será necessário que os cadastros sejam validados em nome dos beneficiados.

Isso significa que os protetores de animais podem continuar auxiliando a comunidade com as suas cotas de castração, mas as vagas devem ser destinadas a um beneficiário específico já no momento da marcação dos horários.

+ Veja esta: Abandonados em Curitiba, orelhões dão prejuízo e podem desaparecer 

“Precisamos que cada pessoa que tenha dados em nosso cadastro, o Sistema de Identificação Animal (SIA), esteja ciente e aceite os termos e condições”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo. 

Quem tiver o horário agendado em seu nome e não puder comparecer ao dia do mutirão, deve encaminhar uma procuração ao representante para que possa, dentre outras responsabilidades, assinar o termo de autorização da cirurgia. 

Cuidados

A Secretaria do Meio Ambiente observa e acompanha as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde em relação à pandemia da covid-19 e vai adequar, sempre que necessário, o esquema de agendamentos. 

Quem for levar os animais no dia do procedimento não deve apresentar sintomas gripais. A orientação é que pessoas com sintomas respiratórios devem manter-se em isolamento. Devem ser observados, ainda, o uso obrigatório de máscara pelos participantes, ventilação dos ambientes, oferta de álcool em gel 70% para higienização das mãos e distanciamento físico.

Afonso termina com Maria de Fátima
Vale Tudo ontem

Afonso termina com Maria de Fátima

César também termina com Maria de Fatima
Vale Tudo hoje

César também termina com Maria de Fatima

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna