Separe o guarda-chuva

Dia começa a virar noite em Curitiba e meteorologia emite alerta de tempestade

Céu escureceu em Curitiba. Foto: Eloá Cruz / Tribuna.

A frente fria que avança pelo Paraná deve trazer chuva forte para Curitiba nesta tarde de quinta-feira (26). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de pancadas de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros ao longo do dia. Um alerta de nível Laranja foi emitido pelo instituto, que prevê tempestade com ventos intensos, entre 60 e 100 km/hora, e queda de granizo. Por volta das 14 horas desta quinta-feira, alguns bairros já se apresentavam com o céu encoberto de nuvens, dando a sensação de que o dia se transformou em noite.

Ainda segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A virada no tempo já vinha sendo anunciada desde o início da semana e o calorão que marcou presença nos últimos dias era o sinal da chegada do chamado sistema frontal ao Paraná.

LEIA TAMBÉM:

>> Moradores de Curitiba têm que encarar ladeira e 1 km de caminhada pra pegar o busão

>> Mortes em confrontos com a polícia no Paraná cresceram 57% nos últimos anos, revela Gaeco

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o deslocamento da frente fria é lento pelo estado nesta quinta-feira. Ela “atua desde a madrugada registrando chuvas fracas e isoladas nas regiões Oeste, Sudoeste, Sul, Central e Noroeste”, explica o Simepar.

A chuva era esperada em Curitiba desde a madrugada, mas ela demorou para chegar. Por outro lado, ao longo desta manhã, o Simepar informou que já foram registradas rajadas de ventos fortes entre os setores Norte, Campos Gerais e região metropolitana da capital. 

Os alertas emitidos pelo Inmet servem para que a população se proteja. Para quem puder, o pedido é para evitar a circulação no momento da chuva.

Embora possa trazer transtornos, a chuva é esperada na região de Curitiba e do Paraná para aliviar a estiagem no estado. Por causa da seca, os reservatórios de abastecimento de água da Sanepar estão com níveis abaixo do ideal. A companhia segue com o rodízio de corte severo na capital. São um dia e meio com água, um dia e meio sem água (36 / 36 horas).

Afonso termina com Maria de Fátima
Vale Tudo ontem

Afonso termina com Maria de Fátima

César também termina com Maria de Fatima
Vale Tudo hoje

César também termina com Maria de Fatima

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna