Um alerta meteorológico disparado nos celulares pela Defesa Civil preocupou os moradores de Curitiba e região metropolitana no final da tarde deste sábado (07/02).
Os moradores de Curitiba receberam seu primeiro alerta via sistema Cell Broadcast, uma tecnologia que notifica diretamente os celulares em situações de tempestades severas. O aviso, que não requer cadastro prévio, foi emitido devido à formação de condições meteorológicas potencialmente perigosas sobre a cidade e São José dos Pinhais.
A chuva chegou forte em alguns bairros. Depois de um dia de sol e calor que atingiu a máxima de 30,7º C na capital paranaense, uma forte área de instabilidade com pancadas de chuva e descargas elétricas caminhou para a região.
De acordo com o alerta de Defesa Civil, tempestades pontualmente severas podem atingir Curitiba e região metropolitana nas próximas horas. A orientação é se proteger e buscar abrigo. Há riscos de rajadas de vento fortes e queda de granizo.
Segundo o boletim da meteorologista Júlia Crepaldi Munhoz, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a análise das imagens de satélite revelam um cenário de instabilidade atuando na metade sudoeste do Paraná. A tempestade caminha para Curitiba, região metropolitana e também Litoral.
O alerta enviado pela Defesa Civil, que teve início às 17h15, permanece em vigor até às 20h15 deste sábado.
