Dois casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus são investigados em Curitiba. De acordo com informações divulgadas na tarde desta quinta-feira (27) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trata-se de um casal que esteve nas cidades de Roma e Florença, na Itália, na primeira quinzena de fevereiro. Na quarta-feira (26) o homem de 30 anos e a mulher, de 25, procuraram atendimento médico, fizeram exames e foram orientados a permanecer isolados em casa. Em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, uma mulher de 66 anos está internada, também com suspeita de coronavírus.

continua após a publicidade

Aos médicos de um serviço de saúde da rede privada, o casal relatou ter sintomas como febre, tosse, calafrios, problemas respiratórios, dor de garganta e coriza. Eles também contaram sobre a recente viagem para a Europa, onde os casos se multiplicam. Após avaliação médica e identificação de estado de saúde estável, segundo a SMS, os pacientes foram medicados e orientados a permanecer em isolamento domiciliar voluntário.

LEIA MAIS – Secretaria de Saúde está mobilizada para conter coronavírus em Curitiba e todo Paraná

Ainda de acordo com a secretaria de saúde, também foi realizada a coleta de amostras para exames, que foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). A SMS está monitorando diariamente a evolução do quadro de saúde. 

Monitoramento

continua após a publicidade

Também foi solicitado ao casal a lista de pessoas com quem eles tiveram contato próximo desde o início dos sintomas. Essas pessoas também serão monitoradas pela Saúde. No fim de janeiro, a pasta investigou em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná outros dois casos que foram foram descartados por exames laboratoriais.

LEIA AINDA: Afinal, pessoas sem sintomas de coronavírus precisam usar máscaras?

continua após a publicidade

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak ressalta que não há motivo para pânico no momento, mas, é importante o estado de alerta e reforçar os cuidados e a prevenção. “Higienizar as mãos, utilizar lenço descartável, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, manter ambientes bem ventilados. São hábitos simples e que podem prevenir não só o coronavírus, como uma infinidade de outras doenças de transmissão aérea”, ressaltou Márcia.

Márcia também reforça que pessoas com infecções respiratórias devem evitar aglomerações. “Seja qual for a infecção respiratória se puderem evitar a circular em locais de grande movimento, evitem”, complementa. 

Como prevenir o coronavírus?

  • Lavar as mãos com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença. 
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após lavar as mãos).