Transporte coletivo

Curitiba ganha 40 novos ônibus, nove deles pra atender nova linha Fagundes Varela/Fanny

Foto: Divulgação/SMCS

Além de anunciar a implantação da linha Fagundes Varela/Fanny, que vai integrar os trechos Norte e Sul da Linha Verde, a Prefeitura de Curitiba também entregou, nesta quinta-feira (7), 40 novos ônibus para a renovação da frota do transporte coletivo de Curitiba. Os novos veículos vão circular a partir de segunda-feira (11) em linhas que atendem bairros mais distantes do Centro.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Com as outras entregas já feitas desde 2017, a cidade conta com 157 ônibus novos. Neste novo pacote de ônibus são 14 micros especiais, com capacidade para 70 passageiros, e 26 comuns, para 85 passageiros – nove deles equipados com portas nos dois lados para atender a nova linha Fagundes Varela/Fanny, que será ativada em março.

A maioria dos novos ônibus vai circular em linhas que atendem bairros da região sul da cidade. São elas: Pinheirinho/CIC, Portão, Formosa, Santa Rita/CIC, Santa Rita/Pinheirinho, Capão Raso/Caiuá, Campo Alegre, Parque Industrial, Pompeia/Janaína, Bairro Novo A, Umbará, Santa Joana, Futurama, Pirineus e Bairro Novo C.

No norte da cidade, os novos ônibus serão destacados para as linhas Sagrado Coração, Alto Tarumã e Colina Verde e Hugo Lange. Estas duas últimas linhas farão embarque e desembarque na estação-tubo Fagundes Varela, que começa a funcionar em março. Por isso uma das portas dos veículos é adaptada para o nível da estação-tubo.

+Leia também: Corpo de homem desaparecido há duas semanas é achado 23 km distante de acidente

Modernização

Todos os novos ônibus contam com câmeras de segurança, motor Euro 5, menos poluente, dois espaços para cadeirantes, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, informação em braile para deficientes visuais, iluminação interna em LED e mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante. Além disso, os elevadores de acessibilidade são semiautomáticos.

“São novidades que dão mais segurança para os passageiros e melhorias significativas em itens de acessibilidade”, destacou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. De acordo com ele, mais ônibus serão entregues ao longo do ano. “Temos mais 43 já encomendados e outros que serão adquiridos para completar o compromisso de ter 450 novos ônibus até 2020”, disse Maia Neto.

Leitores filmam problemas da trincheira do Atuba. Confira as imagens!