Uma pesquisa realizada pelo Teatro Positivo, um dos principais palcos de Curitiba, trouxe informações sobre os gostos musicais favoritos do público que frequenta teatros na capital. Segundo o levantamento, realizado após 1800 entrevistas, apontou que o POP é o estilo musical preferido de 12% dos entrevistados.

continua após a publicidade

A pesquisa realizada em 2023 apontou ainda que o segundo estilo preferido é a Música Popular Brasileiro (MPB), com 11,9% da preferência, seguido por Rock (10,8%), Sertanejo (8,6%) e Samba (7,1%). 

A pesquisa mostrou também o perfil dos frequentadores de teatro e a preferência deles por determinadas expressões artísticas. Segundo o levantamento, 65% do público que frequenta o Teatro Positivo é do sexo feminino e 35% masculino.

+ Veja mais! Gigante dos ares, Boeing 727 faz voo rasteiro em sua última viagem

continua após a publicidade

Quando se trata de idade, os dados ganham mais importância. Veja os dados a seguir:

  • 15% têm entre 31 e 40;
  • 16% estão na faixa etária de 41 a 50;
  • 15% entre 51 e 60;
  • 17% dos espectadores têm entre 60 e 70 anos.

“Ou seja: 63% do público consumidor de cultura tem mais de 30 anos, mesmo com 50% de desconto na meia entrada para estudantes. Isso nos alerta para a necessidade de promover ações de incentivo e acesso aos espetáculos para os jovens”, afirma Eduardo Faria Silva, diretor da UP Experience, empresa responsável pela gestão do Teatro Positivo.

Acesso à cultura

continua após a publicidade

A pesquisa revelou ainda os principais canais na hora de buscar informações sobre cultura. A plataforma mais utilizada é o Instagram, com 75% dos participantes recorrendo a essa rede social em busca de detalhes sobre eventos e apresentações de teatro.

Além disso, o Google também desempenha um papel significativo, sendo consultado por 46% dos respondentes. Não podemos deixar de mencionar a relevância de fontes tradicionais, como amigos e imprensa, que são fontes confiáveis para 38% dos entrevistados. A plataforma Disk Ingressos desempenha um papel importante para 37% da audiência no momento da busca por informações sobre espetáculos.

Shows ou teatro?

Analisando mais detalhadamente os dados, 81% do público tem preferência por acompanhar shows musicais, 41% stand up comedy e 36% peças teatrais. Para Eduardo Faria, essa pesquisa trouxe informações importantes sobre os interesses dos frequentadores.

“O levantamento nos mostra visões valiosas sobre as preferências artísticas, os interesses culturais e as expectativas dos frequentadores do teatro. Isso nos ajuda a definir as atrações e a adaptar a nossa programação de acordo com a preferência do nosso público”, enaltece o diretor. 

O estudo revelou também as principais áreas de destaque que o público identifica no Teatro Positivo. O conforto, mencionado por 77% dos entrevistados, é o aspecto mais valorizado, evidenciando o foco na satisfação do espectador. Em seguida, a qualidade do som recebeu uma taxa de aprovação alta, com 71% – mostrando a importância da acústica nas apresentações.

+ Leia mais: Um dos melhores filmes de Curitiba, “Estômago” terá sequência e ganha primeiro teaser

A iluminação também foi destacada por 64% dos participantes como uma característica que contribui para a atmosfera dos espetáculos. A qualidade das atrações, com 57%, é outro ponto forte que ressalta a capacidade do Teatro Positivo em atrair artistas renomados. Além disso, questões práticas, como estacionamento (55%) e segurança (50%) também foram consideradas satisfatórias, enfatizando a preocupação com o conforto do público. 

O diretor enfatiza o compromisso da equipe em aprimorar constantemente a experiência dos frequentadores do teatro: “com base nos resultados da pesquisa, vemos a necessidade de acompanhar a tradição do teatro, mas estar atento às inovações que permitem uma experiência única para o público”.

Você já viu essas?

Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.