Censo Animal

Curitiba começa a contar cães e gatos que vivem com moradores da cidade

censo animal
Foto: Daniel Castellano / SMCS.

A Prefeitura de Curitiba começou uma pesquisa para saber quantos animais de estimação (cães e gatos) vivem nas casas dos moradores da cidade. O Censo Animal está nas ruas desde o início desta semana e pretende ter os resultados contabilizados até o mês de agosto.

As informações vão tornar mais efetivas as políticas públicas de proteção animal da capital e possibilitar, ainda, conhecer a população geral de cães e gatos – domiciliados, semidomicilados e os sem tutor. 

LEIA TAMBÉM:

>> Supermercado de Curitiba aposta em tradição de família, na contramão da concorrência

>> Empresa de Curitiba salva relíquias de família e restaura lustres históricos

De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo, trata-se de um aprimoramento das ações da cidade, que já foi reconhecida nacionalmente pelo trabalho na proteção animal. “É um trabalho inédito por aqui, e realizado, até hoje, em poucas cidades do Brasil”, explicou o diretor. “Além dos números, queremos entender o perfil de quem mantém os animais na cidade e fazer com que os nossos serviços cheguem a quem mais precisa”, completou.

A coordenadora da pesquisa pela empresa contratada, Camila Marinelli Martins, contou que a metodologia utilizada já foi aplicada em alguns municípios de São Paulo e na cidade de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba.

“É importante entender como se dá a relação da população com os animais para que se possa melhorar essa convivência, em termos de promoção de saúde e qualidade de vida de todos”, avaliou Camila.

É com base nos dados que a Rede de Proteção Animal da Prefeitura vai poder programar com maior efetividade os mutirões do Programa Municipal de Castração Gratuita e as ações clínicas, que garantem a saúde dos animais. De 2017 até agora, foram mais de 90 mil cães e gatos castrados, além do trabalho de educação ambiental para guarda responsável e a identificação dos animais via microchip e cadastro no Sistema de Identificação Animal (SIA).

A pesquisa 

A equipe responsável pelo censo já visitou cerca de 300 residências na etapa piloto da pesquisa, iniciada no final do ano passado. Com o início oficial, os agentes estão percorrendo bairros do norte da cidade, como Cachoeira e São Lourenço. Eles estão devidamente uniformizados e com um crachá que informa que estão a serviço da Prefeitura Municipal de Curitiba. 

“As abordagens são casa a casa, por amostragem por setor censitário, baseado na metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As perguntas podem ser respondidas também por pessoas que não sejam tutoras de animais”, detalhou a coordenadora dos agentes de Campo, Yasmin Gonçalves da Rocha. 

Esse foi o caso da dona de casa Maria de Fátima dos Santos, que vive em um terreno com mais integrantes da família. Há cães, mas ela apenas ajuda a cuidar. “É uma grande responsabilidade”, reconheceu, após responder aos questionamentos de Yasmin, que ajudam a entender, também, a relação das pessoas com a guarda responsável e o seu entendimento sobre os programas do município.

O contador Osvaldo João Krindges, tutor de dois cães, espera que as informações ajudem a conter o abandono de animais. “Aqui no bairro São Lourenço não vemos tanto, mas em outras áreas da cidade é muito triste”, disse. 

Até o final das abordagens, a expectativa é de que 3 mil questionários sejam aplicados, em residências sorteadas conforme a metodologia. 

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.