Grande Curitiba

Mãe pede socorro e criança de quatro anos é salva por policiais militares

Foto ilustrativa: Pixabay.

O esforço de uma equipe de policiais pra salvar a vida de um menino de 4 anos foi recompensado na tarde de terça-feira (28), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A criança estava sem respirar, quando a mãe, desesperada, parou uma viatura do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), próxima do batalhão, pedindo por socorro. No carro da mãe, o menino já estava desmaiado. Os policiais realizaram procedimentos de massagem cardíaca e ventilação respiratória.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Segundo a Polícia Militar (PM), quem estava na viatura eram os soldados Paulo Cesar Ferreira e Gigliola Quesi Schimidt. Para salvar o menino, a dupla iniciou os procedimentos de massagem cardíaca e ventilação. Um deles solicitou prioridade no atendimento pelo rádio, informando sobre a situação para o comando, enquanto levavam a criança para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

+ Leia mais: Maior shopping de Curitiba inaugura nesta quarta-feira. Conheça detalhes!

“Durante nosso patrulhamento, recebemos um chamado pessoalmente, por uma mãe desesperada pedindo ajuda, e rapidamente peguei a criança que estava desmaiada e prosseguimos para a viatura, iniciando os procedimentos de primeiros socorros e se deslocando para a UPA”, afirmou o soldado Ferreira.

A massagem cardíaca feita na criança, segundo os PMs, foi a mesma que se faz para adultos, apertando o peito para forçar o batimento, porém com menos força. Ferreira afirmou que a ventilação só foi possível com a respiração boca a boca. O soldado havia aperfeiçoado a técnica em um curso interno de primeiros socorros.

+ Leia ainda: Preso segundo suspeito de envolvimento em tentativa de homicídio em Curitiba

A PM informou que, ainda na viatura, pouco antes de chegar à UPA, o menino já havia voltado a respirar. Após sobreviver, ele foi encaminhado aos cuidados médicos necessários.

Preso PM que teria atirado e plantado arma sob corpo de motociclista