Um buraco de 2,5 metros de profundidade foi aberto na Rua Marechal Deodoro, no bairro Alto da XV, em Curitiba, para o conserto emergencial de uma adutora de grande porte da Sanepar. A operação, que começou na madrugada desta sexta-feira (22), deve se estender até a madrugada de sábado e deixar milhares de moradores de Curitiba sem água. O reparo afeta 20 bairros da capital.
A intervenção afeta diretamente o trânsito em uma das principais vias da cidade. No trecho entre as ruas Schiller e Padre Germano Mayer, apenas uma das três faixas está liberada para circulação de veículos, causando lentidão na região sentido Tarumã.
Segundo a Sanepar a escavação para o acesso à tubulação rompida tem pontos entre 2 e 2,5 metros de profundidade. Para o conserto, é necessária a produção de uma peça específica, com encaixe adequado ao tubo que já existe no local, e, posteriormente, a solda dessa peça nova à rede existente, realizando a vedação completa da fissura da adutora.
“Nesse processo, também é importante que a tubulação rompida tenha a passagem de água momentaneamente interrompida, de modo que os serviços de conserto possam ocorrer de modo seguro e eficiente. O trabalho deve se estender até à noite”, diz a nota da Sanepar.
20 Bairros de Curitiba sem água por causa do reparo
O reparo emergencial impacta o abastecimento de água em vinte bairros da capital paranaense. São eles: Abranches, Água Verde, Ahú, Alto da Glória, Batel, Bigorrilho, Bom Retiro, Campina do Siqueira, Cascatinha, Centro, Centro Cívico, Juvevê, Mercês, Pilarzinho, São Francisco, São João, São Lourenço, Seminário, Vila Izabel e Vista Alegre.
Pode ocorrer ainda baixa pressão ou desabastecimento de água no bairro Tanguá, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba.
Confira a galeria de fotos feitas pelo repórter fotográfico Átila Alberti, da Tribuna. As imagens mostram a dimensão da obra, com trabalhadores operando no fundo da escavação. A profundidade do buraco impressiona quem passa pelo local, evidenciando a complexidade do trabalho de manutenção da rede de água.







Quando vai ser concluído?
A previsão é que o serviço seja concluído apenas na madrugada de sábado, mas os moradores dos bairros afetados devem se preparar para um período mais longo sem água, já que o abastecimento será normalizado gradativamente após a conclusão do reparo.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



