Como assim?

Conta de luz vai ficar mais barata em uma cidade da Grande Curitiba; entenda!

Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Largo

Na contramão da maioria das cidades do Paraná, que tiveram aumento no preço da energia elétrica na última segunda-feira (24), o município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) terá redução na conta de luz a partir deste sábado, com a revisão tarifária da Companhia Campolarguense de Energia (Cocel). Com isso, a redução chega a 14,04% para os consumidores com fornecimento em alta tensão, dependendo do tipo de contrato. Já para os consumidores residenciais, a redução na conta será de 7,02%.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Para definir as tarifas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) levou em consideração os custos gerenciáveis e os custos não gerenciáveis por cada concessionária. Em 2018, a Cocel já teve o menor reajuste do Paraná, e as tarifas seriam ainda menores se dependesse apenas dos custos gerenciáveis pela Companhia. O preço do dólar (que interfere no preço da energia comprada da Itaipu) e o custo do acionamento de termelétricas contribuíram para que a redução não fosse ainda maior.

Em evento realizado na última quarta-feira (26), para anunciar a redução da tarifa, o presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, ressaltou que apenas uma pequena parte da tarifa de energia é composta por valores gerenciáveis pelas concessionárias; impostos, encargos, tributos e custos regulados pela ANEEL compõem a maior parte. “Assumimos o compromisso de buscar melhores tarifas para os consumidores e fizemos tudo o que esteve ao nosso alcance para viabilizar esta redução inédita. O ganho real para o consumidor é enorme, chega a 10% se levarmos em conta a inflação”, disse.

+Leia também: Festival Sabores do Pinhão traz pratos especiais para o Mercado Municipal de Curitiba

Já o diretor da Aneel Efraim Pereira da Cruz ressaltou que “a Cocel fez o trabalho de casa” e elogiou a decisão dos gestores em mudar a forma de compra de energia. Cruz destacou que é um grande passo para a concessionária e que os resultados positivos serão percebidos por seus consumidores. Conforme a análise técnica da ANEEL, se a Cocel não tivesse migrado para o mercado livre, o reajuste teria sido 3,4% positivo.

A migração para o mercado livre de energia teria sido decisiva para a redução nas tarifas. Em 2018, a Cocel participou de leilão para compra de energia e encerrou o contrato com a Copel Distribuição – que foi a supridora da Companhia por 50 anos. Esta mudança foi considerada pelas autoridades um marco na gestão da Companhia, que vem se destacando no cenário nacional pela qualidade dos serviços prestados.

Luz, bem no fim do túnel!