enkontra.com
Fechar busca

Economia

Na conta do povão

Se prepare: conta de luz vai subir a partir de segunda-feira no Paraná

  • Por Gazeta do Povo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na manhã desta terça-feira (18) um reajuste médio de 3,41% nas tarifas da Copel. Para categorias ligadas às unidades residenciais, a média é menor, de 2,92%. O reajuste – que há um ano atingiu em média cerca de 15% – desta vez está abaixo da inflação medida pelo IPCA (4,66%).

As novas tarifas vigoram a partir de 24 de junho, na próxima segunda-feira. A Copel atende a 4,6 milhões de unidades consumidoras no Paraná. Para consumidores conectados à alta tensão, o aumento será de 4,32%. Para a baixa tensão, será de 2,92%.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Aneel

A Aneel explicou que o índice de reajuste da empresa foi positivo principalmente pelos impactos dos componentes financeiros. Por outro lado, o pagamento antecipado do empréstimo da Conta ACR contribuiu com uma redução de 4,32% no reajuste.

+ Olha a promoção: GOL vai vender passagens internacionais a R$ 3,90

A Conta ACR foi um mecanismo de repasse de recursos às distribuidoras para cobertura dos custos com exposição involuntária no mercado de curto prazo e o despacho de termelétricas entre fevereiro e dezembro de 2014. A quitação antecipada desse empréstimo foi anunciada em 20 de março e tem possibilitado reajustes menores para todas as distribuidoras do país.

A bandeira tarifária também contribuiu para reduzir em 4,81% o índice final do reajuste da distribuidora paranaense, acrescentou a Aneel.

Aposentado de Curitiba cruza a América de Fiat 147 sozinho e volta cheio de histórias

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

16 Comentários em "Se prepare: conta de luz vai subir a partir de segunda-feira no Paraná"


Nilton César
Nilton César
1 mês 1 dia atrás

O camundongo só ferrando…

Lasca Denovo
Lasca Denovo
1 mês 1 dia atrás

“Se prepare”…. não deveria ser “Prepare-se”? Jornalista é o profissional da língua portuguesa, não?

Leonizia Aparecida Bastos
Leonizia Aparecida Bastos
1 mês 1 dia atrás

E lá vamos nos pagar a conta né, quando vai parar esses aumentos para a população hein, logo não iremos conseguir pagar tantos aumentos desse jeito.

Julio Cesar
Julio Cesar
1 mês 1 dia atrás

Eles fazem todo tipo de burrice, incompetência e desonestidade e o povo paga.
Parabéns aos fiéis do deus estado, vocês merecem tudo isto e muito mais.

Marcio JSL
Marcio JSL
1 mês 1 dia atrás

Já basta a Sanepar, reajuste absurdo!!!, cobrar pelo consumo mínimo ao invés de cobrar pelo o que é consumido, economizar para quê? e agora a copel, isto porque nos temos um usina dentro do estado e não precisa fabricar a água, sem falar que subsidiamos o diesel usado pelos roraimense .

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas