Sem condições

Complexo Médico Penal, que jé abrigou presos da Lava Jato e Quadro Negro é interditado

Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

O Complexo Médico Penal (CMP) de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, não poderá admitir novos presos a partir de 4 de abril. A razão é uma decisão do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), que interditou o local por causa da degradação das condições para prestação de serviços de saúde. A penitenciária chegou a abrigar presos da Operação Lava Jato, bem como de outros escândalos do Paraná, como das operações Quadro Negro e dos Diários Secretos, além de policiais policiais militares e civis.

A decisão foi tomada na Sessão Plenária do CRM-PR, quando o Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (DEFEP) em conjunto com outras entidades do estado constataram inúmeros problemas.

“Comprovou-se que a falta de profissionais de medicina, enfermagem, farmácia, nutrição e fisioterapia, entre outros importantes para a manutenção da saúde e da vida, torna inviável a prestação de tais serviços”, explicou o conselheiro gestor do DEFEP, Carlos Roberto Naufel Junior.

Vale reforçar que desde o dia 6 de dezembro de 2021, o CRM prorrogou o indicativo de interdição para que unidade recebesse a estrutura mínima adequada. O prazo venceu no último dia 6 de março.

Os problemas encontrados afetam não só os profissionais que ali atuam, mas também a população assistida, que é composta de internos em Medida de Segurança por questões de saúde mental e de presos com diversas afecções clínicas e cirúrgicas ou que apresentam vulnerabilidade aumentada como gestantes, idosos, cadeirantes e acamados.

E aí, DPE?

Em nota, A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), informou que tomou conhecimento da interdição e reforça que é direito dos apenados, a assistência à saúde em caráter preventivo e curativo, que abrange atendimento médico, farmacêutico e odontológico.

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento
Elas por Elas

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará
Renascer

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro