Finalmente

Cidade da região de Curitiba recebe asfalto pela 1ª vez na sua história

Imagem mostra estrada de chão e vários trabalhadores e máquinas fazendo o trabalho de pavimentação
Pavimentação da PR 092 em Doutor Ulysses. Foto: Roberto Dziura / AEN.

Pela primeira vez em sua história, as ruas de Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba, estão prestes a conhecer o asfalto. Uma obra aguardada por décadas, a pavimentação da PR-092, principal via de acesso ao município, finalmente saiu do papel e promete revolucionar a vida dos cerca de 5,6 mil moradores, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local.

O investimento do Governo do Paraná, de R$ 56,9 milhões, vai pavimentar 11,95 quilômetros da estrada que liga Doutor Ulysses a Cerro Azul, munícipio do qual a cidade fazia parte antes de sua emancipação, na década de 1990. Com previsão de conclusão em 2026, a obra já apresenta 4% de avanço, com equipes trabalhando em frentes simultâneas de retirada da vegetação – cerca de 40% concluída – para o alargamento da pista, que terá duas faixas de 3,5 metros e acostamento de 1,3 metro, totalizando 11 metros de largura.

+ Leia mais: Fugitivo da polícia é localizado com uso de câmeras térmicas no Paraná

Além da supressão, o projeto de drenagem está em execução, com a implantação de bueiros tubulares de concreto. “Esta fase deve durar mais 30 ou 40 dias. Em seguida, começamos com a terraplanagem para, depois, partir para as camadas estruturais do pavimento”, explicou Maycon Moura, engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) responsável pela fiscalização da obra.

A rodovia será construída com padrões técnicos rigorosos, utilizando um pavimento semirrígido de quatro camadas – reforço do subleito, base e sub-base em solo cimento, camada dupla de ligante asfáltico e revestimento em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

Essa composição garante resistência e durabilidade à estrada. Moura acrescenta que “ainda estão previstas defensas metálicas, sinalização e uma série de outros elementos que vão dar muito mais segurança ao trecho e melhorar a vida de quem trafega aqui diariamente.”

Uma nova era

A chegada do asfalto é vista pelos moradores como a materialização de um sonho que promete acabar com as dificuldades diárias de locomoção e impulsionar a economia local, atualmente dependente da extração madeireira e do cultivo de poncã.

Air de Souza Filho, proprietário de um supermercado na cidade, expressa a expectativa: “A esperança é que a cidade cresça. Hoje o comércio local tem muita dificuldade com fornecedores. Os caminhões também têm um custo alto de manutenção. Com o asfalto, a tendência é que tudo mude”.

+ Veja mais: Quarteto do mal é suspeito de amarrar e jogar motorista de app em rio de Curitiba: Brutal!

A pavimentação também trará alívio para o acesso a serviços públicos essenciais. Estudantes que utilizam a estrada diariamente para ir à escola e pacientes que precisam se deslocar para outros municípios em busca de atendimento médico urgente serão diretamente beneficiados.

A professora Maria Otília Alves destaca a importância para a educação: “Tem muitas crianças que vêm de ônibus de outras localidades para estudar aqui e, quando chove, perdem aula porque não tem como passar pela estrada de terra. Com o asfalto, o aprendizado delas não será mais prejudicado”.

Antonio Correia de Lima, motorista de transporte escolar há 15 anos, conhece bem os desafios da estrada de terra. “A estrada de terra é sempre assim: você arruma hoje, amanhã já estraga. Com o asfalto vai melhorar tudo. Manutenção do veículo, segurança das crianças, tudo”, relata. A incredulidade de anos de promessas não cumpridas dá lugar à esperança: “Agora que a gente viu as máquinas trabalhando, dá para acreditar”, completa.

Para a servidora municipal Zilda Alpes, nascida em Doutor Ulysses, a pavimentação da PR-092 é um marco. “Há muito tempo ouvimos promessas, mas agora saiu do papel. Vai melhorar muito em todos os aspectos, seja na saúde ou na educação, até a manutenção dos carros. Vai valer a pena”, afirmou à Agência Estadual de Notícias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna