Alerta Laranja de temporal!

Chuva derruba árvore imune ao corte em Curitiba. Previsão aponta mais água!

Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

A forte chuva que atingiu Curitiba ao longo da madrugada desta segunda-feira (16) causou alguns estragos na região central da cidade. Ao lado do Teatro Guaíra, um Guapuruvu – árvore que era imune ao corte – caiu, deixando o trânsito bloqueado, fazendo com que linhas de ônibus precisassem de desvio e deixando 2,5 mil imóveis sem energia elétrica. Havia um alerta de temporal para a cidade e que segue valendo até às 15h desta segunda-feira.

+Caçadores! Aos 90 anos, o hightlander dos Papais Noéis está pertinho de Curitiba

A árvore que despencou era um Guapuruvu e estava na lista das árvores imunes ao corte em Curitiba. Ela ficava na Rua Amintas de Barros, ao lado do Teatro Guaíra, perto da esquina com a Rua Conselheiro Laurindo. A queda da árvore enorme causa bloqueio no trânsito e o desvio está sendo feito pela Rua João Negrão. O retorno da energia elétrica deve demorar pelo menos o dia todo. “Ao lado do Teatro Guaíra sucumbiu frondoso Guapuruvu, com o vento forte desta madrugada. Tinha aproximadamente 50 anos. O ciclo vital infelizmente arrefeceu”, lamentou grega após a queda da árvore.

Moradores e comerciantes da região afirmaram que o barulho da queda foi impressionante. “Estamos sem luz desde às 5h da manhã. Cheguei e fui a primeira a ver. Pensei que o prédio tinha caído por causa do barulho forte. Essa árvore sempre vinha perdendo galhos, infelizmente hoje ela caiu inteira. Hoje não vai ter serviço, só de limpeza mesmo”, lamentou a comerciante Marisa Segala.

Guapuruvu não aguentou e tombou na Rua Amintas de Barros. Foto: Gustavo Marques/Tribuna do Paraná.

Linhas de ônibus tiveram que desviar o caminho

Segundo a prefeitura de Curitiba, o bloqueio da Amintas de Barros modificou as linhas de ônibus Circular Centro, Higienópolis, Sagrado Coração, Canal da Música, Augusto Stresser, Hugo Lange, Itupava, Detran/Vicente Machado e Bairro Alto/Santa Felicidade, que estão fazendo desvios pela região.

Árvore gigante cai no Centro de Curitiba e provoca lentidão no trânsito. Mais de mil pessoas estão sem energia elétrica

Posted by Tribuna do Paraná on Monday, December 16, 2019

Vem mais chuva pra Curitiba?

Um pouco antes das 7h, o sol até chegou a aparecer em Curitiba, mas logo o tempo fechou novamente e a chuva voltou a cair. Segundo o Simepar, a previsão para esta segunda-feira segue de tempo fechado e chuva o dia inteiro. Os termômetros na capital ficam entre os 17 e 22 graus.

Para terça-feira (17) a previsão segue chuvosa na capital, que terá mínima de 15 e máxima de 21 graus. O tempo chuvoso dá uma trégua apenas na quinta-feira (19). No final de semana, por exemplo, a chuvarada volta com a mesma intensidade para Curitiba.

Alerta laranja de temporal

Todo o Paraná segue sob alerta laranja, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão para o alerta laranja (o segundo mais forte) engloba chuvas intensas, com pico de até 100mm por hora e acumulado de até 60mm por dia, rajadas de ventos de até 100km/h, queda de raios e possibilidade de granizo.