Depois de ganhar trapiches flutuantes – e provisórios – para substituir os antigos – que, apesar de reformas, não paravam de ceder e causar problemas a moradores e turistas, a Ilha de Mel vem recebendo uma série de investimentos que promete resolver problemas antigos e deixar o local ainda mais atraente para o turismo.

continua após a publicidade

Com investimento de R$ 2,5 milhões, a primeira etapa de obras – já em andamento – envolve o desassoreamento dos canais dos trapiches, para que o Porto de Paranaguá possa construir novos atracadouros permanentes. “O Porto já fez a licitação, mas ainda não iniciou as obras porque estamos dragando os canais de acesso. Até o fim de fevereiro devemos estar com o desassoreamento pronto”, afirma José Luiz Scroccaro, diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

+ Leia mais: Futvôlei, tênis e vôlei de areia em Curitiba: complexo de quadras traz a praia pra cidade

Também serão desassoreados 8,4 quilômetros de canais e córregos que passam por dentro da ilha, para evitar o alagamento de residências e trilhas. “A ilha é bem plana, então a água não corre com força e não tem como levar os materiais que começam a se acumular no fundo dos córregos. A dragagem vai dar uma vazão boa, aprofundar um pouco os canais e limpá-los”, diz Scroccaro. O objetivo é que essa “limpeza”, que será finalizada em até 180 dias, dure até cinco anos.

continua após a publicidade

Além disso, as passarelas que passam por cima dos córregos serão revitalizadas. Ao todo, serão reformadas 15 pequenas pontes em Nova Brasília e 13 em Encantadas, totalizando 246 metros.

Foto: Colaboração / Felipe Andrews

Próximos passos

Outros R$ 5,5 milhões devem ser investidos pelo governo do estado em obras na Ilha nos próximos meses. O montante será utilizado para a construção de um novo cemitério na Ilha e de um receptivo de turistas em Encantadas, além da revitalização de diversas estruturas.

continua após a publicidade

Uma antiga reivindicação dos moradores, o novo cemitério é uma das prioridades da segunda etapa de obras. Conforme Scroccaro, a atual localização do cemitério dificulta a acessibilidade, além de deixar o local vulnerável a ressacas, o que danifica túmulos. A expectativa é que o novo espaço esteja pronto até o fim do ano.

Até lá também devem ficar prontas as revitalizações de uma praça ao ar livre em Encantadas, assim como da Praça de Alimentação do Mar de Fora. O local funcionou de 1999 a 2018 com a operação de oito quiosques, mas foi fechado após uma fiscalização que constatou que alguns espaços estavam funcionando em desacordo com a legislação. Agora, ele será reformado e reaberto.

A revitalização do receptivo de turistas de Nova Brasília, a construção de um receptivo em Encantadas, e a construção de de uma passarela no Morro do Sabão e de dois mirantes também estão incluídas no investimento e devem ficar prontas em 2021.