Imagine só aquela casa de praia ou campo dos sonhos, onde os dias parecem mais longos e as risadas ecoam entre amigos e família. O que muitos não percebem é que, por trás daquele refúgio perfeito, existe todo um planejamento para garantir que os momentos especiais não sejam interrompidos por problemas como ferragens enferrujadas ou espelhos manchados pela maresia.

continua após a publicidade

Priscila Poli, designer especialista em casas de férias e à frente da Casamar Guaratuba, compartilha que planejar os ambientes de casas de temporada requer conhecimentos específicos. “É preciso um planejamento prévio para garantir funcionalidade e durabilidade do mobiliário em ambientes marítimos ou campestres”, explica.

Para a especialista, as áreas integradas são o coração desses espaços. “Cozinhas que são integradas com a sala, áreas gourmets e varandas conectadas com as áreas sociais são o coração desse tipo de casa: é onde tudo acontece, onde todos estão juntos o tempo todo, tomando um café, comendo um bolo, assistindo à TV, por isso temos um amor especial por estes espaços, e concluímos a importância de executar ambientes que possam eternizar muitos momentos em família e entre amigos”, esclarece.

Mas como garantir que esses espaços tão importantes resistam às condições adversas do litoral ou campo? Priscila revela alguns segredos:

Ferragens de móveis enferrujadas

continua após a publicidade

Surpreendentemente, o inox não é a melhor escolha para casas de férias. A solução está em materiais com duplo banho de cobre e zinco. “Indicamos sempre a utilização de uma liga metálica com banho duplo de cobre e zinco. Desse modo as ferragens terão proteção potencializada contra condições climáticas inevitáveis. Sem contar que esse material torna a ferragem mais resistente, por ser um metal mais duro, o que vai ajudar na vida útil do produto, suportar mais aberturas e evitar desregularem – o que diminuirá gastos com manutenção deste mobiliário”, diz Priscila.

Espelhos oxidados

Aquelas manchas escuras nos espelhos são super comuns em casas de praia, mas existe solução. A maioria dos espelhos contém uma camada de metal, como alumínio, na parte traseira para criar o efeito reflexivo, e por isso oxidam. A dica é escolher espelhos sem metal na composição, que já são encontrados em lojas especializadas e possuem garantia vitalícia contra corrosão.

Maresia

continua após a publicidade

Para combater os efeitos da maresia nos móveis, a Casamar utiliza um sistema de colagem de fita de borda com PUR e película de ação antimicrobiana, realizado por maquinários de última geração. Essa tecnologia cria uma barreira eficiente contra a umidade que vem do mar.

Umidade (principalmente atrás dos móveis)

Aquele cantinho atrás dos móveis, que ninguém vê, é justamente onde a umidade mais ataca. As soluções incluem película antimofo no fundo do mobiliário e película de ação antimicrobiana. A película antimofo possui uma camada impermeabilizante que impede a proliferação de fungos, proporcionando maior durabilidade ao mobiliário.

Com esse cuidado no planejamento, sua casa de férias estará pronta para receber muitas histórias, risadas e momentos inesquecíveis, sem preocupações com manutenção constante. Afinal, o que queremos de um refúgio é justamente isso: descanso e memórias felizes, não é mesmo?