No Sítio Cercado

Caminhoneiro não vê trem gigante chegando e carreta é destruída! Imagens são impressionantes!

Um acidente com um trem destruiu a carreta de um caminhão na Rua José Otávio Meira dos Anjos, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. A colisão aconteceu por volta das 9h30 desta segunda-feira (30), e o caminhoneiro, que não se machucou, disse que não viu o trem se aproximar por causa do mato alto próximo ao trilho.

A colisão aconteceu próximo ao cruzamento com a Rua Radialista Souza Moreno. Segundo o caminhoneiro, que não se identificou, ele passou pelo trilho devagar por causa de um solavanco que tem na passagem. “Se eu tivesse visto o trem, teria parado, mas não vi e quando já estava no fim, senti a batida”, contou o homem, de 50 anos.

Com o impacto, a carga de ferro que o caminhão transportava ficou espalhada no canteiro e a carreta foi completamente destruída. A colisão foi tão forte, que até mesmo a máquina do trem teve um pedaço destruído. Apesar do susto, ninguém se feriu.

Moradores na bronca

Os moradores da região reclamaram que o trem costuma passar muito rápido no trecho. “Só nessa semana, é o segundo acidente com caminhão aqui. Claro que quem passa tem que ter atenção, mas o cruzamento não tem nem uma cancela para sinalizar”, comentou um dos vizinhos.

Segundo quem mora às margens do trilho do trem, até mesmo atravessar o trecho precisa ser feito sempre com muita atenção. “A gente já viu de tudo aqui, mas a falta da sinalização e, pior, o alerta sonoro emitido pelos maquinistas precisam melhorar”.

Alerta emitido

Os funcionários da Rumo, empresa responsável pelo trem, disseram que o alerta foi emitido. Além disso, explicaram à reportagem que não tem como o veículo seguir em alta velocidade, pois é muito pesado. Esse trem, por exemplo, vinha de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e transportava 109 vagões. Mesmo assim, o veículo tem um sistema que vai ajudar a descobrir se o maquinista estava em alta velocidade e se o alerta foi emitido em tempo.

Preferência para a linha férrea

Em nota, a concessionária Rumo confirma que um veículo bateu contra um trem na manhã desta segunda-feira, no bairro Sítio Cercado. De acordo com a empresa, a “ocorrência aconteceu por irresponsabilidade do motorista do caminhão, que tentou atravessar a ferrovia por um local proibido, no momento em que o trem se aproximava”.

“De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é sempre preferencial. As travessias devem ser feitas somente em passagens oficiais. Atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima”, explica a Rumo, em seu comunicado.

 

Identificada grávida que morreu após grave acidente. Bebê nasceu após mãe ser ejetada