Casa abafada

Calor? Conheça truques para deixar a casa mais arejada sem ar-condicionado

Foto: Pixabay.

O verão no Brasil promete bater recordes de calor. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência climática até fevereiro de 2024 inclui temperaturas acima da média em todo o país e picos de calor intenso. Por isso, alguns truques para refrescar o ambiente sem usar o ar-condicionado são bem-vindos para quem deseja deixar os lugares mais toleráveis durante a estação mais quente do ano.

LEIA TAMBÉM:

>> Verão tem “boom” de casos com picadas de aranha e escorpiões

>> Curitiba tem alerta para tempestade nesta terça-feira: chuva, vento e granizo

Instalar um aparelho de ar-condicionado é uma alternativa confortável, mas nem sempre é a melhor solução pelo alto consumo de energia elétrica e pelas condições financeiras. Nesse sentido, melhorar a ventilação natural dos ambientes é uma estratégia importante para ter lares mais sustentáveis.

Existem diversas alternativas que podem ser adotadas para que o ambiente fique agradável e mais fresco. A arquiteta do Grupo A.Yoshii, Lorena Santos, lista algumas sugestões de como manter a casa mais fresca. Confira cinco dicas:

01 – Decoração com cores claras

Os tons claros transmitem uma sensação de leveza e frescor. Cores como branco, off white, bege e tons pastéis são algumas opções. “Paredes e cortinas claras refletem mais luz do que absorvem. Por si só, não refrescam o ambiente, mas pelo menos evitam que ele esquente e transmita aquela sensação sufocante”, explica a arquiteta.

No caso das cortinas, ela ressalta que filtrar a irradiação com tecidos leves do tipo voil ou tela solar, geralmente feitas de material sintético, é uma dica para permitir que o ar circule no ambiente. Ao mesmo tempo, funciona como uma barreira aos raios solares. “Além da função de filtros solares, as cortinas proporcionam a sensação de um ambiente mais arejado e fresco. Isso também vale para sofás, tapetes, almofadas e outros elementos com superfícies estofadas.”

Os tecidos naturais, como algodão, sarja e linho, são sempre recomendados em locais mais quentes, sendo mais agradáveis ao toque e muito mais frescos que os tecidos sintéticos “Outra recomendação é substituir ou retirar os tapetes do ambiente para deixar o piso mais arejado. Seja porcelanato, vinílico ou laminado de madeira, sugiro priorizar o uso de tapetes menores e de tecidos mais finos e naturais, como o sisal e outras tramas naturais, para que o ambiente fique mais aconchegante e fresco”, comenta a especialista.

02 – Isolamento térmico com espaços verdes

As plantas ajudam a trazer mais frescor para o lar, já que realizam um processo chamado de evapotranspiração, no qual a própria água da rega ajuda a combater o calor. “Incluir plantas dentro de casa é uma ótima opção para manter a casa fresquinha. Mesmo em espaços pequenos, é possível garantir maior frescor. Elas contribuem no aumento da umidade e, consequentemente, na purificação do ar, sendo boas alternativas aos ventiladores e umidificadores eletrônicos”, ressalta Lorena.

A arquiteta explica que, conforme a planta é regada, ela transpira o excesso de água que sobra depois da fotossíntese. Quando há várias plantas juntas, o ambiente fica mais fresco. Caso o morador opte por uma “área verde” perto da janela, vale priorizar plantas que gostam de luz, como orquídea, fícus, ráfia, espada-de-são-jorge, filodendro, lírio da paz, samambaia e dracena.

“Uma boa opção é usar plantas que vivem apenas com água, como o singônio. Preencher o vaso com pedrinhas, como ametista ou argila expandida, para ficar ainda mais bonito, além de recorrer a um gel especial para jardinagem. Ele permite a evaporação da água, mas impede que sejam formados criadouros do mosquito da dengue”, comenta.

03 – Iluminação adequada e passagens de ar com ventilação natural

Para produzir luz, as lâmpadas incandescentes geram também calor. Substituir por modelos fluorescentes ou de LED é uma ótima opção, pois consomem menos energia e têm uma vida útil mais longa.

A arquiteta destaca que abrir as janelas é uma alternativa eficiente para economizar energia e uma das maneiras mais eficazes de manter a casa mais fresca, permitindo a circulação do ar. “As janelas costumam ser muito bem-vindas para trazer frescor, especialmente durante o dia, evitando  o abafamento. Abrir as principais esquadrias ajuda a afastar o ar quente”.

Além das janelas, abrir as portas certas para proporcionar ventilação cruzada é uma solução fácil e prática. “Sugiro fechar as portas dos cômodos que têm menor trânsito de pessoas durante o dia, já que isso vai impedir que o ar circule pelos ambientes que ninguém frequenta. Já à noite, a proposta é contrária: abra todos os cômodos para que o vento circule e deixe sua casa inteira arejada”, explica. 

04 – Umedeça o lar 

Além das alternativas naturais de regulação de temperatura, é possível umidificar o ar com recipientes com água fresca pelos ambientes da casa. “A dica é colocar embaixo do sofá ou da cama para que ninguém tropece”, explica a arquiteta. Outras opções são os umidificadores e purificadores de ambiente.

05 – Carvão

“Você sabia que o carvão é conhecido por absorver a umidade e filtrar as impurezas do ar?”, questiona Lorena. Colocar uma pedra de carvão em alguns cômodos pode deixá-los mais frescos. Além disso, o carvão prolonga a vida útil das plantas.

“A dica é colocar um pedaço de carvão triturado no vaso com água. Suas flores e plantas vão durar mais tempo! Além disso, a rocha, que é rica em magnésio, cobre e potássio, é perfeita para adubar floreiras e outras plantas. Além disso, ajuda a aumentar o pH, deixando a terra com uma melhor retenção de água e aeração”, finaliza a arquiteta. 

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.



SUGESTÕES

Título: Refrescar a casa sem ar-condicionado: confira dicas

Calor? Conheça truques para deixar a casa mais arejada sem usar ar-condicionado

Veja como deixar a casa fresca sem usar ar-condicionado