Em maio do ano passado a Tribuna produziu uma matéria sobre a má conservação de placas de sinalização de Curitiba, bem como mostrou os prejuízos que a prefeitura tem anualmente para cuidar destes mobiliários. Neste mês, a Superintendência de Trânsito (Setran) fez um mutirão de limpeza das placas da cidade nas principais ruas de ligação entre os bairros de Curitiba,

continua após a publicidade

As ruas escolhidas são as de maior movimento e o serviço é realizado no período da noite. “Para fazer o trabalho nas placas maiores, como os chamados semipórticos, é necessário que ocorram pequenos bloqueios de faixas de circulação, então o serviço se inicia às 20h e se estende até a madrugada”, explica o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A Avenida Silva Jardim foi a primeira a receber os trabalhos de limpeza, feita com detergente, vassoura e pulverizador. Nos três primeiros dias de serviço, 601 placas foram limpas, no trecho entre a Avenida Presidente Arthur Bernardes e a Rua Mariano Torres. O trabalho também já foi feito na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no trecho entre a Avenida Presidente Arthur Bernardes e a Rua Conselheiro Laurindo.

continua após a publicidade

Desse total, foram 565 das placas menores, que indicam, por exemplo, limite de velocidade, direção da via, proibição de conversão, área de giro, regulamentação de estacionamento na via e área de circulação de pedestres. As outras 36 placas, de tamanho maior, são de indicação de bairros, de fiscalização eletrônica e de trajetos possíveis em torno das quadras adjacentes, entre outras.

Próximas ruas

Na sequência, as ruas Coronel Dulcídio, Fernando Moreira, Fernando Simas, Holanda e México receberão a limpeza das placas. Após essa primeira etapa, o trabalho terá sequência para outras ruas e avenidas. Além disso, equipes de Limpeza Especial, do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, trabalham rotineiramente na raspagem de cartazes que são colados em postes e placas indevidamente.

continua após a publicidade

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Na fábrica de placas da Setran, na CIC, são confeccionados e recuperados os mais diversos modelos de placas. Grande parte consequência de ações de vandalismo. Todo mês uma média de 327 placas de trânsito são recuperadas pelos funcionários. Entre as novas e as substituídas, cerca de 480 placas são implantadas a cada 30 dias na cidade.

A cada quatro horas uma criança tem intoxicação com remédio no Paraná