Balneabilidade

Boletim mostra dois pontos impróprios para banho no Litoral do Paraná

O terceiro boletim de balneabilidade divulgado na sexta-feira (1.º) pelo Instituto Água e Terra (IAT) informa que, no Litoral do Paraná, há apenas dois locais impróprios para banho. A Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio do Nunes, próximo à Ponte PR-340, em Morretes. Segundo o boletim, praticamente todos os pontos monitorados se mantêm com os mesmos resultados da semana passada. Todos os locais no Interior do estado, Costa Oeste e Norte, estão balneáveis.

VIU ESSA? Aglomeração no Litoral termina após a chegada da PM e o disparo de balas de borracha; Assista!

O monitoramento da qualidade das águas nas praias do Litoral e da Costa Oeste e Costa Norte do Paraná será feito até o dia 12 de fevereiro. Serão nove boletins, com emissão às sextas-feiras e publicações no site do IAT e no novo app “Balneabilidade Estado do Paraná”.

Os pontos monitorados ficam em Guaratuba (13), Matinhos (14), Pontal do Paraná (11), Ilha do Mel (6), Morretes (3) e Antonina (2). O boletim também aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano. Eles estarão indicados em letras maiúsculas no boletim.

LEIA MAIS – Balneabilidade das praias do Paraná agora pode ser consultada em aplicativo gratuito

O instituto monitora as águas no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.

Segundo o instituto, quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas. As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

Interior

Na Costa Oeste do Paraná, são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu (2), Santa Terezinha de Itaipu (3), São Miguel do Iguaçu (2), Itaipulândia (1), Missal (1), Santa Helena (3), Entre Rios do Oeste (2), Marechal Cândido Rondon (2) e na Costa Norte no município de Primeiro de Maio (1).

Cada ponto monitorado possui uma bandeira indicando se o local está próprio ou impróprio para banho. Elas são atualizadas às sextas-feiras, após resultado do novo boletim.

A sinalização refere-se à condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor azul indica que a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática e a vermelha representa áreas inadequadas para banho.