Atenção motoristas!

Bairros de Curitiba ganham dois novos binários a partir desta terça-feira

As ruas João Soares Barcelos e a Oliveira Viana fazem parte do novo binário do Hauer. Foto: Divulgação/SMCS
As ruas João Soares Barcelos e a Oliveira Viana fazem parte do novo binário do Hauer. Foto: Divulgação/SMCS

Curitiba deve ganhar dois novos binários de trânsito a partir desta terça-feira (25). De acordo com a prefeitura, as mudanças ocorrem em ruas dos bairros Portão e Hauer, para melhorar a fluidez e diminuir congestionamentos. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) vão orientar os motoristas nos pontos de alteração de tráfego.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A primeira mudança será no Hauer. A partir das 11h de terça-feira, equipes da Setran começam a alterar a sinalização em duas ruas paralelas que passarão a ter sentido único: a João Soares Barcelos e a Oliveira Viana.

+ Leia mais: Pelado e desorientado, homem é resgatado de dentro do bueiro em Curitiba

No Portão, na quarta-feira (26), o sentido único para circulação de veículos será na Rua João Bettega, que passará a fazer binário com a Rua Luiz Parigot de Souza, pela extensão de 800 metros.

Hauer

De acordo com a Setran, binários contribuem para facilitar a travessia, pois reduzem o conflito com os carros que seguem apenas em um sentido de circulação. Sobre as trocas de sentido no Hauer, o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, disse que será um prolongamento do binário já existente entre essas duas ruas, no trecho de uma quadra.

+ Leia mais: Sozinho e de Fiat 147, curitibano roda 15 mil km em jornada inesquecível na América do Sul

O motorista que estiver na Rua João Soares Barcelos, na quadra entre a Waldemar Kost e a Alcino Guanabara, poderá seguir apenas no sentido Parolin. Já a alteração na Oliveira Viana será entre a Waldemar Kost e a Irmã Flávia Borlet e o motorista poderá seguir apenas no sentido Alto Boqueirão.

Portão

Novo binário mexe com o sentido de ruas do bairro Portão. Foto: Divulgação/SMCS
Novo binário mexe com o sentido de ruas do bairro Portão. Foto: Divulgação/SMCS

No Portão, com a implantação do binário, a João Bettega terá sentido único em direção à Cidade Industrial (CIC), a partir da Rua Doutor João Tobias Pinto Rebelo até a Professor Manoel de Abreu. A Luiz Parigot de Souza, que completa o binário, já possui sentido único em direção ao Terminal Portão.
Segundo a Setran, diariamente, cerca de 20 mil veículos passam pela João Bettega em cada sentido. Em horário de pico, a média é de três mil veículos, na soma dos dois sentidos. No trecho, a Setran implantou uma nova lombada física e fez a realocação de outra.

+ Leia também: Atitude inusitada de passageira acaba com situação de assédio dentro de ônibus

Com a alteração de trânsito na João Bettega, algumas linhas de ônibus sofrerão as seguintes mudanças:

– 050 – Interbairros V (alteração de itinerário sentido Terminal Portão).
– 612 – Portão/CIC (alteração de itinerário sentido Terminal Portão).
– 614 – Fazendinha/PUC (alteração de itinerário sentido Terminal Portão).
– 615 – Uberlândia (alteração de itinerário sentido Terminal Portão).
– 674 – Nossa Senhora da Luz (alteração de itinerário sentido Centro).

As alterações de itinerários das linhas se darão pela Rua Luiz Parigot de Souza, sentido do Terminal Portão, que compõe o novo binário com a Rua João Bettega, no sentido CIC.

Inverno começa com sol nesta sexta-feira; saiba como será a estação mais fria do ano