Monitoramento

Avenida Manoel Ribas passa a ter câmeras da Muralha Digital! Veja onde ficam!

cameras
Foto: Divulgação

A Avenida Manoel Ribas passou a contar com um sistema de câmeras de monitoramento em tempo real. Como informou a prefeitura, os equipamentos estão instalados no trecho próximo ao Contorno Norte, no Butiatuvinha, perto da divisa entre Curitiba e Campo Magro, região metropolitana. O local tem grande fluxo de veículos.

Os equipamentos são integrados ao Centro de Controle Operacional da Muralha Digital, programa da Prefeitura de Curitiba que utiliza a tecnologia da informação a favor da segurança de todos.

+ Leia mais: Média móvel salta 800% e máscara anti-covid volta a ser indispensável em Curitiba

Foram instaladas três câmeras. Duas delas fazem o reconhecimento de placas de veículos permitindo, por exemplo, a identificação de carros roubados. Cada uma delas está voltada a um dos sentidos – Santa Felicidade ou Campo Magro. O terceiro equipamento permite fazer o reconhecimento facial.

As câmeras da Muralha Digital totalizam cerca de 1.400 equipamentos que estão em locais estratégicos da cidade. A ampliação dessa estrutura permite à equipe do CCO a verificação em tempo real de ocorrências e, quando necessário, equipes da Prefeitura podem ser encaminhadas para atendimento. 

Recentemente, outras câmeras vinculadas ao programa foram instaladas, como as do cruzamento das ruas Eduardo Pinto da Rocha com a João Miqueletto, no bairro Alto Boqueirão, próximo ao Zoológico e a do Jardim Botânico.

Outros equipamentos

A Muralha Digital é um programa desenvolvido em parceria entre as secretarias de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e de Defesa Social e Trânsito (SMDT).

LEIA TAMBÉM:

>> Prazo do licenciamento de veículos com placas final 9 e 0 termina este mês

>> Armazéns e Sacolões da Família são opção de economia! Veja os preços

São 1.400 câmeras em locais estratégicos da cidade, tais como os cemitérios municipais São Francisco de Paula, Água Verde, Boqueirão e Santa Cândida, as praças do Japão, Tiradentes e Redentor (conhecida como Praça do Gaúcho), Ruas da Cidadania, rodoferroviária, escolas, rodovias de acesso a Curitiba.

Os radares e sensores espalhados pela cidade também fazem parte do programa. São 255 radares que fiscalizam mais de 800 faixas de trânsito. Mulheres vítimas de violência doméstica e que utilizam o botão de pânico também têm os equipamentos vinculados ao Centro de Controle Operacional.