Solidariedade

APACN lança campanha para atender mais crianças com câncer

APACN atende crianças e familiares que estão em tratamento contra o câncer.
Atualmente a APACN conta com apenas oito leitos e quer ampliar para atender mais famílias. Foto: Divulgação/APACN

A Associação de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) começou uma campanha de arrecadação de fundos e materiais para a construção de 24 novos leitos para receber crianças e seus familiares no tratamento contra o câncer. Batizada de #SalvaSonhos, a ação pretende levantar R$ 2 milhões em dinheiro, além de material de construção, para a ampliação do espaço, que é oferecido gratuitamente às famílias.
Atualmente, a instituição conta com apenas oito leitos disponíveis para receber pacientes de todo o país. Em 2017, foram 1500 hospedagens — mas a falta de espaço tem feito com que, por mês, cerca de oito pacientes deixem de ser atendidos.
Para a presidente da APACN, Mariza Del Claro, a contribuição das pessoas e empresas é muito importante para a vida dessas famílias. “Queremos construir os leitos o mais rápido possível, pois a cura dessas crianças depende deste espaço isolado. Além das camas, nós temos espaço para almoço, banheiro, alimentação, recreação e queremos que a criança e seus acompanhantes se sintam em casa, acolhidas e amadas”, destaca.

Leia também: Hospital Evangélico pede ajudar pra identificar um paciente

Além dos leitos, as pessoas hospedadas contam com transporte e roupas também de forma gratuita. As crianças também continuam estudando durante o período de recuperação, pois a entidade tem uma parceria com escolas municipais e estaduais para receber os professores.
Outro ponto destacado pela instituição é que Curitiba é a única cidade do país que realiza transplantes em crianças com anemia de Fanconi e leucemia. Por isto, a ampliação dos leitos ajuda também na capacidade de atendimento de hospitais da capital, como o Pequeno Príncipe, Erasto Gaertner e Hospital de Clínicas.

Como ajudar

Todas as doações podem ser feitas pelo site da campanha, com cartão de crédito, débito e boleto bancário. Além disso, é possível fazer depósito de qualquer valor em uma das quatro contas mantidas pela APACN.
A instituição também está recebendo materiais de construção, tintas, materiais da parte elétrica e outros recursos. Nestes casos, a doação pode ser comunicada pelo site ou pelo telefone 3024-7475 e o caminhão da entidade se responsabiliza pela busca dos recursos.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!