PORTÃO

Alerta sonoro espera reduzir atropelamentos em cruzamento violento

Foto: Reprodução.

“Cuidado, ônibus se aproximando” é a mensagem que o pedestre vai ouvir antes de começar a atravessar a faixa de pedestres entre as avenidas Presidente Kennedy e República Argentina, no bairro Portão. Projeto-piloto da Superintendência de Trânsito (Setran), a medida tem o objetivo de reduzir acidentes e atropelamentos na canaleta do transporte coletivo.

Leia mais: Explosão no Terminal Campina do Siqueira causa transtornos pro povo

O equipamento sonoro, instalado nesta semana, alerta quanto à passagem do ônibus e a mensagem é ativada quando o semáforo está verde para os ônibus. “O ônibus passa pelo lanço indutivo, que é o sensor instalado na canaleta, distante aproximadamente 40 metros da faixa de pedestres. Desta forma, a mensagem é repassada aos usuários nos últimos quatro segundos da chegada no semáforo”, explica a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

Leia mais: Vídeo mostra atropelamento de jovem em Curitiba

“Medida semelhante pode ser implantada em outros pontos da cidade com grande deslocamento de pedestres, dependendo dos resultados neste ponto”, analisa Battistella. A Setran já havia reforçado a sinalização horizontal (pintura no próprio pavimento) para alertar os pedestres em relação à travessia neste ponto específico.

“Vale reforçar, também, a atenção do pedestre ao atravessar o local, evitando, principalmente, utilizar o aparelho celular”, reforça a superintendente de Trânsito. Técnicos da Setran e da Urbs vão observar o local nos próximos dias para fazer novos ajustes, se vereficarem a necessidade de melhorias.