Expediente suspenso

Agências do INSS fecham nesta segunda (23); usuário pode tirar dúvidas por telefone

Agência do INSS em Curitiba. Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo / Arquivo

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas nesta segunda-feira (23) em virtude do dia do servidor público. A data exata em homenagem ao servidor é no dia 28 de outubro, mas será comemorado agora no fim de novembro. A transferência do ponto facultativo foi autorizada pelo governo federal que justificou a mudança para manter os atendimentos agendados, evitando remarcações e transtornos aos beneficiários.

LEIA TAMBÉMComo economizar energia mesmo sem o horário de verão? Veja 6 dicas pro seu comércio

Com o fechamento das agências, os cidadãos podem buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços sempre pelo aplicativo Meu INSS. Também é possível resolver dúvidas pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Outros órgãos, como a Receita Federal haviam suspendido o expediente em 30 de outubro, mas irão atender normalmente nesta segunda-feira. O INSS, no entanto, optou por fazer o ponto facultativo no fim de novembro para desafogar o atendimento nas agências, que cuidam de pedidos e de processos acumulados durante a pandeia de covid-19.

Em setembro, governo e médicos peritos do INSS travaram uma queda de braço pela retomada do atendimento presencial. Os servidores alegaram que não houve inspeção nas agências que comprovassem condições para o retorno dos peritos e que estavam estariam sujeitos a contaminação. Após sucessivos adiamentos, o serviço começou a ser retomado no dia 14 de setembro.

Voltar ao topo