É pá cabá

Adolescente provoca pânico em escola de Curitiba com falsa ameaça de atentado

Tensão na manhã de sexta-feira no Colégio Paulo Leminski. Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná

Um boato de um atendado no Colégio Estadual Paulo Leminski, no bairro Tarumã, em Curitiba, deixou pais e alunos assustados nesta sexta-feira (24). Uma aluna teria entrado na rede Wi-Fi do colégio e enviado as mensagens para outras pessoas. A partir daí, a direção entrou em contato com a Polícia Militar, que encaminhou a Patrulha Escolar para o pátio da escola.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Pais assustados chegavam a todo o momento para buscar os adolescentes que foram ao Leminski – outros até ficaram em suas residências para evitar qualquer transtorno no dia. “Estamos recebendo em grupos de WhatsApp as mensagens que alguma coisa iria acontecer. Não sabemos se é bomba, tiro ou algo do tipo. Estou vindo agora no colégio para buscar minha filha”, disse Vanessa Duarte, mãe de uma adolescente.

Para entrar na instituição educacional, todos precisavam colocar um nome na lista com o telefone – a reportagem da Tribuna do Paraná visualizou mais de 100 pessoas no registro da escola. Em nota enviada à imprensa, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) informou que “a direção do estabelecimento de ensino mencionado, ao tomar conhecimento de uma possível ameaça, cumpriu todos os protocolos de segurança conforme o manual de Orientações Práticas de Segurança para Instituições de Ensino, acionando o Batalhão da Polícia Escolar Comunitária (BPEC), que se dirigiu ao colégio para prestar auxílio e orientação à comunidade escolar”.

+Leia também: Homem recebe escolta da GM pra carregar ponto de ônibus nas costas; entenda!

Marcos Estelido, pai de uma adolescente, ao deixar o colégio mostrou indignação ao saber que o boato foi propagado por uma estudante que não gostaria de realizar uma prova. Ele pediu providências à escola e até aos pais da menina. “São pessoas irresponsáveis que criam a confusão. É preciso punir com rigidez para que outros não façam a mesma coisa. Se fosse a minha filha, ela ia sofrer bastante”, ressaltou. Uma das mães, que preferiu manter o anonimato, relatou que existe uma lista de colégios que estariam na mira de possíveis atentados. “Infelizmente, isto é algo comum. Os pais sabem até quando vai acontecer”.

Rojão no recreio

Com toda a incerteza, dois adolescentes aproveitaram a situação para aumentar a tensão no dia. No recreio, um rojão foi estourado no pátio e provocou pânico. A equipe da Policia Militar identificou os autores pelas câmeras de segurança e encaminhou os dois para a Delegacia do Adolescente. Sobre o ocorrido, a Seed-PR informou que “dois estudantes foram encaminhados pelo BPEC para a Delegacia do Adolescente após jogarem ‘estalinhos’ contra o chão” e que “não foi verificada relação entre esse episódio e a suposta ameaça”.

Ainda em nota, a secretaria disse que “todos os procedimentos necessários para garantir a segurança dos estudantes e funcionários foram tomados pelo estabelecimento de ensino, e as aulas aconteceram normalmente no período da manhã e serão mantidas normalmente nos períodos vespertino e noturno”. Além disso, a Seed garantiu que “irá acompanhar a escola e os alunos encaminhados para maiores orientações e reforça a importância do diálogo e do acompanhamento, por parte dos pais, da rotina escolar de seus filhos”.

Sargento da PM troca tiros com bandidos após ter carro roubado em Curitiba