Copel promove rodeio para colocar à prova seus eletricistas

Habilidade, perícia, conhecimento, precisão, rapidez e, acima de tudo, muito cuidado para prevenir acidentes. Esses atributos, necessários na rotina de trabalho dos eletricistas da Copel, serão colocados à prova quarta-feira e quinta-feira (19 e 20) no 2.o Rodeio de Eletricistas da Copel que, na verdade, tem muito mais de treinamento que propriamente de competição.

O evento vai reunir em Faxinal do Céu, a antiga vila residencial dos operários que construíram a Usina de Foz do Areia, profissionais das cinco superintendências regionais em que se divide o sistema de distribuição de energia elétrica no Paraná. Em jogo, o direito de representar a empresa no 1.o Rodeio Nacional de Eletricistas que será realizado em Belo Horizonte, no dia 18 de agosto, onde competirão os melhores profissionais das 50 maiores empresas elétricas brasileiras. Os vencedores dessa etapa irão assistir na cidade de Kansas, nos Estados Unidos, o 23.o Rodeio Internacional de Eletricistas, em outubro.

Tarefas

O Rodeio de Eletricistas consiste no cumprimento de tarefas que são usuais e comuns na rotina de trabalho desses profissionais, valendo pontos a rapidez e a precisão com que venham a ser executadas.

No entanto, mais importantes que a agilidade e a presteza são os cuidados com a prevenção de acidentes: eventuais falhas de planejamento ou atitudes inseguras que possam colocar em risco o eletricista ou os seus colegas de equipe são severamente penalizadas com a perda de pontos. Essa vigilância é feita por um grupo de juízes integrado por técnicos especializados das áreas de treinamento, segurança do trabalho e manutenção de redes.

A competição prevê execução de tarefas obrigatórias, como a correta sinalização da área de trabalho, instalação e retirada de conjunto de aterramento temporário e a substituição de elementos da rede elétrica como isolador e elo de chave-fusível.

Também haverá uma tarefa-surpresa, a ser sorteada na hora pelas equipes. Uma das possibilidades é a que manda o eletricista se paramentar ? corretamente e no menor tempo possível ? com todos os equipamentos de proteção individual de uso obrigatório em serviço, mas com os olhos vendados.

Voltar ao topo