Você sabia?

Construção da Ponte de Guaratuba pode ser acompanhada ao vivo, 24 horas por dia

Câmeras monitoram construção da Ponte de Guaratuba 24 horas por dia. Foto: Reprodução

Com cerca de 70% da obra concluída, a construção da Ponte de Guaratuba pode ser acompanhada em tempo real pela internet. As imagens estão disponíveis no site oficial da obra, oferecendo uma visão e em tempo real do canteiro de obras.

A ferramenta conta com duas câmeras posicionadas estrategicamente, uma voltada para um dos acessos da ponte e outra para o trecho estaiado, que estará em destaque em breve. O serviço é totalmente acessível por qualquer dispositivo com conexão à internet, incluindo computadores, tablets e smartphones. 

+ Veja mais: Vídeo mostra em detalhes como será nova (e importante) rodovia no litoral do Paraná

Para visualizar as imagens, basta clicar no banner identificado com o texto “Monitoramento da obra 24 horas”. Além das câmeras, os usuários podem tirar dúvidas sobre o andamento da construção, os locais de acesso e as técnicas utilizadas por meio do Chat da Ponte, disponível no canto inferior direito do site, com atendimento automatizado por um assistente virtual.

Banner do monitoramento das obras no site. Imagem: Reprodução.

Como estão as obras?

As obras da ponte já atingiram 70% de execução. Nesta semana (21) teve início a instalação dos estais, os cabos de aço tensionados que darão sustentação à parte central, conhecida como trecho estaiado. Até o momento, foram concluídas 58 das 64 estacas previstas.

As próximas etapas incluem a instalação de vigas longarinas, pilares, aduelas típicas e mastros, além da fabricação e lançamento das pré-lajes. Paralelamente, seguem os trabalhos de contenção, terraplenagem, drenagem e pavimentação nos acessos de Guaratuba e Matinhos.

+ Veja mais: Três buffets livres no Centro de Curitiba por menos de R$ 25

No lado de Guaratuba, os serviços em andamento envolvem contenção com solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento, além da escavação para o rebaixamento do morro no acesso à região de Caieiras. 

Já no lado de Matinhos, as equipes avançam na drenagem e terraplenagem que ligam a ponte à comunidade de Cabaraquara, próxima ao Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, garantindo estabilidade e segurança para o futuro tráfego.

Quanto fica pronta?

A ponte está prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2026, no mês de abril. O projeto promete transformar a mobilidade na região, aumentando a fluidez do trânsito, reduzindo tempos de deslocamento e melhorando a conectividade entre os municípios de Guaratuba e Matinhos.

O investimento total é de quase R$ 400 milhões, viabilizado pelo Governo do Estado do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna