Confiança do consumidor aumenta, informa pesquisa

Expectativas positivas com relação ao futuro elevaram em 6,2% o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) calculado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na região metropolitana de São Paulo. Em setembro, o indicador teve sua terceira alta consecutiva, ficando em 128,8 pontos em uma escala de zero a 200 pontos.

Na avaliação da Fecomércio, os aumentos sucessivos indicam que o consumidor confia na melhoria das condições econômicas e acredita que os indicadores de emprego e renda manterão trajetória de alta. O otimismo é maior entre os trabalhadores que ganham menos de dez salários mínimos. Nesse grupo, o índice de confiança cresceu 9% em relação a agosto.

Já o índice de condições econômicas atuais subiu apenas 1% em setembro e ficou em 95,7 pontos, dentro da chamada zona de pessimismo, que vai até 100 pontos. A assessoria econômica da Fecomércio enfatiza que o ICC é um índice instável e suscetível às oscilações políticas e econômicas.

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