Como reduzir custos com adubação

Os investimentos em adubação são os custos que mais pesam no bolso do produtor rural, mas com planejamento e monitoramento anual do solo é possível reduzir ou mesmo suprimir a aplicação de fertilizantes na lavoura de soja. Segundo o pesquisador Gedi Sfredo, da Embrapa Soja, em certos casos, o agricultor pode se programar para realizar a adubação para a cultura de inverno e aproveitar o efeito residual para a soja.

Em 2006, os fertilizantes representavam cerca de 23,5% do custo total dos insumos para produção de soja e, em 2007, já chegam a 31,4%. O aumento do custo por tonelada da fórmula 0-30-10 NPK, por exemplo, foi de 48,7% e passou de R$ 550 para R$ 818,00.

?Há produtores que podem reduzir ou mesmo abrir mão da adubação de soja?, revela o pesquisador Fábio Álvares, também da Embrapa Soja. A ferramenta que permite essa tomada de decisão é a análise de solo, uma técnica simples e barata. ?Basta fazer uma análise de solo logo após a colheita de verão em cada talhão da propriedade. Depois, o agricultor deve comparar com as tabelas de adubação recomendada para a cultura da soja?, explica ele.

Isso é possível porque as culturas de inverno são mais exigentes em fertilidade e, como chove menos nesse período, o efeito residual da adubação é mais eficientemente aproveitado pela soja.

Voltar ao topo