Campanha volta às ruas para incentivar a separação do lixo

A Prefeitura de Curitiba lança no Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, a segunda fase da campanha "Se-pa-re o lixo que não é lixo", que incentiva a população a separar o lixo reciclável do orgânico. Quem andar pelas ruas da cidade encontrará nos pontos de ônibus e totens do mobiliário urbano e em busdoors, a mensagem "Lixo reciclável não se mistura com lixo orgânico". A campanha será divulgada também pela televisão.

Depois da apresentação dos quatro novos personagens da Turma do Se-pa-re, o que ocorreu na primeira fase, o objetivo será mostrar ao cidadão curitibano que a cidade pode aumentar os índices de separação. Na segunda fase, os personagens – Vidrovaldo, Papelucho, Plastilde e Ed Metal – se unirão para defender a separação.

"Se todos separarem o material reciclável do lixo orgânico superaremos o índice atual de 20%. A população já tem uma tradição na participação neste tipo de campanha. A cidade foi a primeira do país a contar com a coleta seletiva. O resultado sempre foi fruto da participação dos curitibanos", afirmou o secretário do Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto. Ele disse ainda que a meta é chegar a 38% de separação.

A campanha, iniciada em fevereiro apenas nas rádios, e formalmente lançada em março deste ano, elevou de 2% – índice registrado em janeiro, em comparação com janeiro de 2005 -, para 27% em abril de 2006, comparado ao mesmo período do ano passado -, o volume de material reciclável coletado só pelos caminhões do Lixo que não é lixo.

"Este é um bom indicador, porque o caminhão da Prefeitura coleta aquilo que foi separado voluntariamente, espontaneamente. Se o caminhão coleta mais, é porque a população está separando melhor o material reciclável. As pessoas estão entendendo o seu papel como geradores de resíduos", disse Andreguetto.

Voltar ao topo