Bush diz que EUA está empenhado em eliminar entraves no comércio com Brasil

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse que ouviu, "alto e claro", o "recado" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto aos subsídios agrícolas praticados por países desenvolvidos.

Lula disse, durante declaração dos dois presidentes à imprensa, que o país está empenhado em eliminar, de forma negociada, entraves injustificados no comércio bilateral. "Estamos levando esse mesmo espírito de parceria para as discussões comerciais multilaterais. A conclusão exitosa da Rodada de Doha, até o fim de 2006, é prioridade tanto dos Estados Unidos quanto do Brasil. Coincidimos em que a redução e eventual eliminação dos subsídios agrícolas é a chave para o equilíbrio da Rodada", afirmou. O próximo passo da Rodada Doha, acordo de comércio mundial, será uma reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio, que será realizada mês que vem em Hong Kong.

Bush disse acreditar que o melhor modo de contribuir para a redução da pobreza será através dos avanços nas negociações sobre as relações comerciais da rodada de Doha. Segundo ele, os Estados Unidos estão dispostos a reduzir os subsídios agrícolas se receberem o mesmo tratamento dos países europeus. "Se nós baixarmos os subsídios, gostaria muito de poder dizer aos nossos produtores a mesma coisa que o presidente [Lula] quer dizer aos produtores dele, que há acesso aos mercados", afirmou, completando que os Estados Unidos assumiram um compromisso de avançar nas negociações de Doha.

Voltar ao topo