STF avalia na outra semana ação de Dirceu

O deputado José Dirceu (PT-SP) terá de aguardar pelo menos até a próxima semana para conhecer a decisão do ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o novo pedido para suspender o processo de cassação. Antes de decidir, Britto quer analisar os argumentos das outras partes envolvidas no caso – o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Mesa Diretora da Câmara.

Ontem à tarde, Britto pediu aos presidentes dos órgãos que, com urgência, forneçam informações sobre o ocorrido. Apenas depois de analisá-las, o ministro decidirá se concede ou não a liminar pedida por Dirceu. Ex-filiado ao PT, Britto rejeitou em outubro um pedido de liminar feito por cinco deputados petistas, entre os quais João Paulo Cunha (SP), que queriam impedir a abertura de processos na Casa por suposta quebra de decoro parlamentar.

Na ação que será decidida por Britto, os advogados de Dirceu questionam a continuidade do processo, mesmo depois de o PTB ter pedido a retirada da representação que originou o procedimento contra Dirceu. A defesa contesta também a decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar de prorrogar o prazo para a conclusão dos processos. 

Voltar ao topo