São Paulo propaga atrasos em outros aeroportos

Os passageiros enfrentaram ontem atrasos em pelo menos 43 vôos nos aeroportos de Congonhas, na zona sul de São Paulo, e em Cumbica, Guarulhos. O motivo seria reflexo das seis interdições da pista principal de Congonhas na quinta, por causa da chuva. Os atrasos se propagaram para outros aeroportos do país. Por volta das 11h45, 25 vôos estavam atrasados em Congonhas, sendo 12 desembarques e 13 embarques. Já em Cumbica, eram 18 vôos com atrasos: dez partidas e oito chegadas. A média de espera era de meia hora até cinco horas.

As decolagens atrasadas tinham como principais destinos as cidades de Ipatinga, Curitiba, Belo Horizonte, Navegantes, Vitória, Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro. As chegadas fora do horário previsto tinham como origem Salvador, Aracaju, Recife, Guarulhos, Natal, João Pessoa, Porto Seguro e Cuiabá. Todos os vôos tinham em média uma hora de atraso.

Um vôo da Gol com destino a Salvador, que deveria partir às 7h desta sexta em Congonhas foi remarcado para às 10h20. A chegada mais atrasada também era da Gol, vinda de Recife. O avião deveria pousar às 7h e estava previsto para chegar às 12h30. A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) não registrou cancelamento de vôos e a ponte aérea fluiu normalmente.

No Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, apesar dos atrasos, o clima no saguão era de tranqüilidade, depois de uma noite tumultuada. Passageiros transferidos de Congonhas, depois de esperar por horas, invadiram a pista às 2h e foram controlados pela Polícia Federal. Eles foram levados para um hotel e parte deles embarcou às 4h para o Rio (leia matéria nesta página).

No Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, segundo a Infraero, os atrasos de quinta aconteceram devido aos fechamentos de Congonhas e Guarulhos. Ontem, o atendimento nos guichês operou normalmente, não houve filas, mas vôos vindos de São Paulo registraram atraso. O vôo 3003 da TAM, vindo de Congonhas, foi cancelado.

No Aeroporto Pires Martins, em Fortaleza, a operação também seguiu normalmente. Apenas um vôo da TAM, com destino a Salvador e escala em Recife, partiu com uma hora de atraso. Já outro vôo da TAM, que seguiu para Miami, com escala em Manaus, decolou com quatro minutos de antecedência. 

Voltar ao topo