Rio blinda viaturas e helicópteros

Rio – A Secretaria de Segurança Pública do RJ tem um ano para blindar seus automóveis e helicópteros, em cumprimento a projeto de lei, aprovado anteontem pela Assembléia Legislativa. Essa proteção especial é para resguardar policiais civis e militares. Nos primeiros nove meses deste ano, 33 deles morreram em serviço, segundo dados oficiais. O projeto aguarda sanção da governadora Rosinha Garotinho.

Na justificativa do projeto o deputado Paulo Ramos (PDT) afirmou que “as desigualdades hoje existentes entre o poderio bélico dos inimigos da sociedade e de seu defensores é gritante”. O texto diz que os veículos já em uso terão de ser adaptados e os novos só poderão ser utilizados depois de blindados.

“A política de confronto do Estado expõe os policiais a um risco grande”, disse Ramos. Ele contestou os números da Secretaria: estima que 150 PMs morram todo ano e 20 fiquem paraplégicos ou tetraplégicos. E lembrou que muitos são alvos quando estão dentro dos carros, parados, nas chamadas operações de visibilidade, para dar maior sensação de segurança à população. Empresas especializadas ouvidas pela reportagem informaram que o custo unitário para blindar as Blazers da polícia para tiro de fuzil AR-15 custaria de R$ 80 mil a R$ 200 mil (todo o interior protegido).

Voltar ao topo