Relator da CPI acredita que sistema aéreo é responsável pelo acidente

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) relator da CPI do Apagão Aéreo, disse nesta quarta-feira (18), em entrevista coletiva, que o sistema aéreo brasileiro é o responsável pelo acidente que ocorreu ontem com o avião da TAM em Congonhas, São Paulo. Segundo ele, apesar do crescimento anual da aviação civil no Brasil de 12% ao ano, a estrutura aeroportuária continua a mesma, assim como o número de controladores de vôos, e não há certeza sobre se as dos aeroportos são seguras. "É obvio que o sistema de uma forma geral é o responsável por tudo. Esse sistema faliu", disse ele.

"O Ministério da Defesa é algo absolutamente inútil. Não coordena nada. Enquanto a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) faz uma coisa, a Anac faz outra e o comando da Aeronáutica está perdido em outra direção. Nós não temos um sistema", acrescentou. O senador disse temer que o acidente como o de ontem, que são esporádicos, passem a ser rotineiros.

Na avaliação de Torres, o Ministério da Defesa foi criado para demonstrar que o sistema brasileiro é democrático e precisava de uma estrutura civil, após o término da ditadura militar. "Só que foi um tiro no pé. De lá para cá, desde que foi criado, nunca teve um gestor competente, do ramo, da área", considerou.

Voltar ao topo