Presidente do PT negocia acordo com partidos

Brasília

  – O presidente do PT, José Dirceu, disse, em entrevista a uma emissora de TV nacional ontem que vai se reunir com os partidos de oposição para manter um canal de diálogo, já que muitas propostas do programa do futuro governo dependerão de entendimento. Ele se reuniu ontem com o presidente do PFL, Jorge Bornhausen, e na próxima semana com o presidente do PSDB, José Aníbal.

O objetivo, segundo Dirceu, é fazer que não aconteça com eles (oposição) o que aconteceu com o PT, nos últimos anos. “Nós fomos discriminados como oposição”, reclamou o deputado. “A determinação do presidente eleito nos leva a tratar com respeito a oposição e manter o canal de diálogo, porque muitas questões precisarão ser discutidas com a oposição”, afirmou. “Os partidos de oposição têm a mesma legitimidade que o PT que vai governar o Brasil numa aliança mais ampla que a própria esquerda”, acrescentou.

Dirceu disse também que ele e mais os líderes do PT na Câmara, João Paulo Cunha, e no Senado, Eduardo Suplicy, estão se dedicando à formação de uma base de apoio ao governo Lula, com os partidos que o apoiaram no primeiro e no segundo turnos. “Estamos começando a discutir o perfil das novas lideranças e do candidato ou candidata para presidir a Câmara, já que a presidência do Senado é restrita ao PMDB, como maior bancada”, afirmou Dirceu.

Voltar ao topo