enkontra.com
Fechar busca

Brasil

O que houve?

Praia de Balneário Camboriú fica ‘preta’ e intriga moradores e turistas

Proliferação de algas atinge praia de Balneário Camboriú; 580 toneladas são retiradas

  • Por Gazeta do Povo
Areia escura em Balneário Camboriú. Foto: Reprodução/ Bom Dia Santa Catarina
Areia escura em Balneário Camboriú. Foto: Reprodução/ Bom Dia Santa Catarina

Algas e briozoários deixaram a água do mar e a faixa de areia escuras na Praia Central de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, no último fim de semana. A proliferação dos micro-organismos fez com que banhistas ficassem receosos de aproveitar aquela parte da orla. De acordo com a prefeitura, o fenômeno ocorre normalmente em dias quentes.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A limpeza da praia foi feita na madrugada de sábado (2) para domingo (3) e 580 toneladas de briozoários e algas foram retiradas em 28 caminhões pela Secretaria Municipal de Obras. A administração afirmou que o fenômeno não voltou a ocorrer e que a praia estava limpa na terça-feira (5).

Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

Imagem da prefeitura mostra a Praia Central já limpa, na terça-feira (5) Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

 Prefeitura de Balneário Camboriú

À reportagem, a prefeitura de Balneário Camboriú afirmou também que não há risco para a saúde e que o contato com a água e com a areia não causam dermatites ou infecções. As algas, porém, deixam a água escura e com cheiro forte. O mau odor é ocasionado pela decomposição desses organismos.

+ Leia mais: Multas de trânsito em Curitiba já podem ser pagas com cartão de crédito

Ainda não sabe o que causa a proliferação e nem quando o fenômeno pode voltar a ocorrer. Se esquentar, o risco aumenta. Pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) fizeram um estudo sobre as algas em 2016, mas não chegaram a uma conclusão. Uma nova etapa de estudos será iniciada em breve e a prefeitura irá investir R$ 500 mil para tentar descobrir qual é a causa da presença das algas e dos briozoários na Praia Central.

A administração municipal ressaltou ainda que a análise da balneabilidade demonstrou que 13 pontos estão próprios para banho em Balneário Camboriú e que apenas um está impróprio.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Está curtindo o friozinho em Curitiba? Saiba quando o calor volta!

 

 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

6 Comentários em "Praia de Balneário Camboriú fica ‘preta’ e intriga moradores e turistas"


Gui Pie
Gui Pie
2 meses 18 dias atrás

apenas 1 em não está próprio para banho? então deve ser a praia inteira de BC (digo do marambaia até a barra sul) pq o resto da interpraias ta bacana…

Julio Cesar
Julio Cesar
2 meses 18 dias atrás

Quem acha que as únicas praias poluídas do sul estão no Paraná precisa dar um pulo até Camboriú. Esta praia central é um lixo.

Tiago Ribas
Tiago Ribas
2 meses 19 dias atrás

A natureza pune !

Flavio Steiner
Flavio Steiner
2 meses 19 dias atrás

Furo de reportagem esse da tribuna. Foi a primeira a informar. Exatamente igual a gazeta…

Gabriela Moraes
Gabriela Moraes
2 meses 19 dias atrás

Os hermanos que devem ter gostado…

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas