O que houve?

Praia de Balneário Camboriú fica ‘preta’ e intriga moradores e turistas

Areia escura em Balneário Camboriú. Foto: Reprodução/ Bom Dia Santa Catarina
Areia escura em Balneário Camboriú. Foto: Reprodução/ Bom Dia Santa Catarina

Algas e briozoários deixaram a água do mar e a faixa de areia escuras na Praia Central de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, no último fim de semana. A proliferação dos micro-organismos fez com que banhistas ficassem receosos de aproveitar aquela parte da orla. De acordo com a prefeitura, o fenômeno ocorre normalmente em dias quentes.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A limpeza da praia foi feita na madrugada de sábado (2) para domingo (3) e 580 toneladas de briozoários e algas foram retiradas em 28 caminhões pela Secretaria Municipal de Obras. A administração afirmou que o fenômeno não voltou a ocorrer e que a praia estava limpa na terça-feira (5).

Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Imagem da prefeitura mostra a Praia Central já limpa, na terça-feira (5) Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

 Prefeitura de Balneário Camboriú

À reportagem, a prefeitura de Balneário Camboriú afirmou também que não há risco para a saúde e que o contato com a água e com a areia não causam dermatites ou infecções. As algas, porém, deixam a água escura e com cheiro forte. O mau odor é ocasionado pela decomposição desses organismos.

+ Leia mais: Multas de trânsito em Curitiba já podem ser pagas com cartão de crédito

Ainda não sabe o que causa a proliferação e nem quando o fenômeno pode voltar a ocorrer. Se esquentar, o risco aumenta. Pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) fizeram um estudo sobre as algas em 2016, mas não chegaram a uma conclusão. Uma nova etapa de estudos será iniciada em breve e a prefeitura irá investir R$ 500 mil para tentar descobrir qual é a causa da presença das algas e dos briozoários na Praia Central.

A administração municipal ressaltou ainda que a análise da balneabilidade demonstrou que 13 pontos estão próprios para banho em Balneário Camboriú e que apenas um está impróprio.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Está curtindo o friozinho em Curitiba? Saiba quando o calor volta!