PMDB afasta Lula do vice Alencar

Brasília – As juras de amor eterno trocadas no auge da paixão entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice, José Alencar, começam a ser corroídas pela desconfiança, pela decepção com os rumos da política econômica e pelo ciúme provocado pelo assédio do presidente ao PMDB, partido que pode vir a indicar o vice na disputa pela reeleição, no ano que vem.

Sem conseguir esconder seu desconforto com esse casamento, principalmente pelo descumprimento da promessa de que teria voz na formulação da política econômica, Alencar tem feito desabafos contundentes contra a falta de investimentos em infra-estrutura e contra o aumento dos juros. E já avisou a pessoas mais próximas que pode partir para o divórcio, disputando o governo de Minas Gerais em 2006 ou até mesmo a Presidência da República, se as coisas evoluírem para isso.

?O Zé já me disse: ?Eu vou ter que disputar uma eleição no ano que vem?. Ele tem a exata noção da importância que ganhou na política nacional e não atrapalharia um acerto de Lula com o PMDB. O cargo de vice é um convite, não tem candidato a vice. Eu diria que o Zé tem coragem até de ser candidato a presidente. Ele é capaz de qualquer sacrifício por essa bandeira dos juros baixos. E num projeto desses, Minas fecha com ele?, disse o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, hoje prefeito de Uberaba pelo PL.

O presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP), disse que não há intenção do partido de romper a aliança com Lula e que fará tudo pela reeleição dele. Mas deixou claro que Alencar é o presidente de honra do PL e tem para o partido a importância que Lula tem para o PT. Portanto ele terá a legenda para disputar o cargo que quiser, onde quiser e quando quiser. ?O PL estará ao lado do Alencar para o que der e vier. O que precisamos saber, lá na frente, é se o Zé quer continuar como vice de Lula?, disse Costa Neto, criticando o ambição de partidos como o PMDB, mesmo dividido, pelo cargo de Alencar.

Pivô

Os peemedebistas admitem que podem ser mesmo o pivô da separação entre o presidente Lula e seu vice, José Alencar. Nas últimas semanas, Lula e o chefe da Casa Civil, José Dirceu, têm conversado com líderes do partido com vistas a uma aliança para 2006, e o lugar de vice na chapa não está descartado. ?As conversas realmente avançaram muito e passaram das intenções. O presidente Lula resolveu assumir as articulações e vem dialogando mais fortemente com o PMDB como um todo. A saída do vice José de Alencar para a disputa pelo governo de Minas poderia facilitar muito a abertura que o presidente Lula gostaria de dar ao PMDB?, diz o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)

?Se houver esse acordo, o PMDB tem muitos nomes para indicar como vice de Lula?, diz o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ele próprio candidato ao posto.

Voltar ao topo