PFL quer ficar inchado para não desabar

Brasília – Em meio à disputa pela presidência da Câmara, os partidos da base aliada correm contra o tempo para aumentar o tamanho de suas bancadas de deputados e, dessa forma, conquistar o comando de comissões permanentes da Casa. Depois do PT, que na semana passada avisou que pretende formar um bloco parlamentar para não perder a posição de maior partido da Câmara, agora é a vez do PFL, hoje com a terceira maior bancada de deputados, se movimentar para não ser rebaixado no ranking da Câmara.

As novas filiações ao PFL estão sendo lideradas pelo prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, em um contraponto ao ex-governador Anthony Garotinho, que levou sete deputados para o PMDB, passando a bancada de 77 para 84 deputados, na semana passada, e ameaçando a supremacia do PT, que conta com 90 deputados. Até segunda-feira que vem, dia 14, o PFL quer ter em seus quadros pelo menos 65 deputados – atualmente, são 62. As negociações comandadas pelo prefeito carioca já estão adiantadas com o deputado Moreira Franco (PMDB-RJ), candidato derrotado à Prefeitura de Niterói, e ex-adversário político do prefeito. Segundo pefelistas, Moreira estaria disposto a trocar o PMDB pelo PFL.

O ingresso de Moreira no PFL ficou mais fácil depois que o líder eleito do PFL e filho do prefeito, deputado Rodrigo Maia (RJ), começou a namorar uma enteada do peemedebista. Decidida a não perder espaço na Câmara, a cúpula do PFL não poupa esforços para manter em seus quadros o ex-líder do partido e atual primeiro vice-presidente da Câmara, deputado Inocêncio Oliveira (PE). "Acho que muitos deputados querem que o Inocêncio permaneça no PFL", disse segunda-feira o líder do PFL e candidato à presidência da Câmara, José Carlos Aleluia (BA).

Formalmente, Inocêncio ainda não se desfiliou do PFL e a cerimônia que iria marcar seu ingresso no PMDB foi adiada para depois do Carnaval. O articulador para manter o deputado na legenda é o ex-vice-presidente da República e senador Marco Maciel (PFL-PE). Na semana passada, Maciel passou a madrugada de terça-feira para quarta-feira tentando convencer Inocêncio a permanecer na legenda.

Voltar ao topo