Não declarar o Imposto de Renda pode fazer com que o CPF do contribuinte fique com “pendência de regularização”. E isso pode trazer algumas “dores de cabeça” para o cidadão. Caso este seja o seu caso, a reportagem traz um guia, com base em informações da Receita Federal, para que a situação seja resolvida.

continua após a publicidade

LEIA MAIS – Mega-Sena 2587 milionária premia sete apostas de Curitiba; veja lotéricas ‘da sorte’

A primeira coisa é entender o que está acontecendo com o documento. Outras situações podem deixar o CPF irregular, mas vamos focar no Imposto de Renda.

Se o CPF estiver “pendente de regularização”, o contribuinte deverá acessar o e-CAC, portal da Receita, para verificar qual declaração pode estar com pendência. É sempre recomendável ter acesso prata ou ouro no sistema do governo federal – Gov.br – para a entrada irrestrita à plataforma.

continua após a publicidade

VIU ESSA? Carro dos ‘Caça-Fantasmas’ é fiscalizado pela PRF e surpreende ao ser liberado; Vídeo mostra desfecho inusitado

Depois de identificar qual está com problema, será necessária a regularização, que pode ser feita já dentro do e-CAC, entregando uma retificação, por exemplo. O processo poderá ser mais demorado se houver necessidade de apresentação de documentos ao Fisco.

continua após a publicidade

De acordo com informações do site oficial do órgão do governo, “o seu CPF ficará regular assim que a declaração for processada. Normalmente, no dia seguinte o problema estará resolvido.”

Pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022 vão precisar apresentar a prestação de contas ao Fisco. Nesta categoria se encaixa, por exemplo, o salário recebido por profissional que atua sob regime de CLT.

E é sempre importante lembrar dois pontos: os rendimentos tributáveis fazem parte apenas de um dos itens que obrigam à entrega de IR, o que significa que é importante olhar todos, para que não haja risco de erro; e os dados a serem preenchidos neste ano são referentes ao ano-calendário – ou ano-base – 2022. Para conferir os outros sete itens que obrigam a prestação de contas ao Fisco clique aqui.

1° lote: 31 de maio

2° lote: 30 de junho

3° lote: 31 de julho

4° lote: 31 de agosto

5° lote: 29 de setembro

Você já viu essas?

Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.