Para Mares Guia, caso Renan não impedirá votação de CPMF

O ministro de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, avaliou nesta quarta-feira (8) que as denúncias contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não vai atrapalhar a votação da prorrogação da CPMF na Casa. "Acredito que não e ontem o presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) disse com clareza: o presidente Renan tem todo o direito de se defender e temos que respeitar o direito constitucional de ele se defender no foro correto, que é o Conselho de Ética", disse ele ao chegar ao Ministério da Fazenda para uma reunião com o ministro Guido Mantega, sobre orçamento, liberação de verbas e a tramitação da proposta de prorrogação da CPMF e da DRU.

Mares Guia ressaltou, no entanto, que o governo, independentemente das circunstâncias do caso Renan, faz um apelo para que a sua base se empenhe e vote os projetos em tramitação no Senado Federal. Ele destacou que, ontem, a Casa já votou matérias importantes, como o projeto de lei que trata do Super Simples e a medida provisória que divide o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Questionado se o governo já pensa em nomes para um eventual substituto de Renan, Mares Guia afirmou que "não temos que pensar em nomes para substituir Renan. Ele é o presidente eleito do Senado. Na hipótese de acontecer algo, é o Senado que vai resolver. Somos do poder Executivo. Não temos nada a ver com isso. O poder legislativo é autônomo", afirmou.

Voltar ao topo