Pai de menino deixado sozinho em prédio no Rio quer a guarda do filho

O holandês pai da criança de 6 anos que, por ordem da mãe, ficou trancada durante dois dias em um apartamento no Leme, zona sul do Rio, quer a guarda do filho. A criança foi libertada pelos bombeiros na madrugada da última segunda-feira, 08, e está abrigada no Educandário Romão de Mattos Duarte, em Laranjeiras, na zona sul.

O homem, que trabalha no México, chegou ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 11, e compareceu à 1ª Vara da Infância e da Juventude para uma entrevista com uma assistente social. Um irmão da criança, de 17 anos, também foi ouvido. A mãe está presa desde a madrugada de terça-feira, 09, acusada de abandono de incapaz.

Na última terça-feira, a Justiça concedeu a guarda à avó materna, por 30 dias, mas revogou a ordem horas depois, após uma denúncia de que a mulher já submeteu a criança a maus-tratos.

O processo tramita em segredo de Justiça. Segundo o juiz Paulo Henrique Alves, após a oitiva os envolvidos será feito um relatório técnico e a decisão sobre a guarda definitiva da criança será tomada em até 30 dias. O magistrado afirmou que a prioridade da guarda é do pai e da mãe e em seguida vêm os avós, tios e irmãos.

Voltar ao topo