Mulheres são presas ao tentar entrar com drogas em cadeia

Seis mulheres que tentavam entrar com drogas nas penitenciárias no Complexo Penitenciário de Gericinó, zona oestes do Rio, foram presas no início da tarde de sábado (29).

Foram apreendidos invólucros contendo erva seca picada e pó branco – supostamente maconha e cocaína -, além de crack e comprimidos –que seriam ecstasy.

As mulheres usavam o mesmo método para entrar com as drogas nas penitenciárias – invólucros contendo os entorpecentes escondidos nas partes íntimas. Elas foram identificadas por inspetores penitenciários que operavam um scanner corporal e autuadas sob suspeita de tráfico.

De acordo com a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), elas foram encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos.

Segundo o advogado Dênis Guimarães, transportar drogas, ainda que gratuitamente, é crime tipificado pela Lei de Drogas, 11.343/06, com pena de reclusão de 5 a 15 anos. Segundo ele, como a infração aconteceu em estabelecimento prisional, a pena pode aumentar de 1/6 a 2/3.