Motorista fica ferida em colisão entre trem e carro em Campinas

Um trem arrastou por cerca de dez metros um carro que atravessou os trilhos de uma linha férrea em Campinas (a 93 km de SP), na tarde de ontem. Apesar do forte impacto, a motorista do veículo sobreviveu e está internada em estado estável.

Esse é o quinto acidente do ano envolvendo trens na região de Campinas. Por volta das 15h30, a operadora de caixa identificada apenas como Renata, 25, utilizou uma passagem clandestina, aberta pelos moradores da região do Jardim Florence 1, para cruzar a linha do trem.

Segundo testemunhas, a motorista tentou dar ré quando percebeu que o trem se aproximava, mas as rodas teriam ficado presas no trilho.

A motorista sofreu ferimentos na cabeça, mas conseguiu sair do carro sozinha após a batida. Ela foi levada para o hospital Celso Pierro e, segundo a assessoria de imprensa da instituição, permanece em observação nesta quinta-feira, sem fraturas. Outros dois passageiros do carro foram atendidos pelos bombeiros, com escoriações leves.

A Ferrovia Centro-Atlântica, responsável pela composição, afirmou que o maquinista acionou os mecanismos de frenagem de emergência ao perceber a aproximação do carro, mas não conseguiu parar totalmente o trem.

Com 62 vagões carregados de açúcar, esse veículo precisa de cerca de um quilômetro para frear totalmente.

Sobre a passagem clandestina, a ALL (América Latina Logística), responsável pela linha férrea, afirmou que irá se reunir com a Prefeitura de Campinas para buscar uma solução definitiva para o problema.

Segundo a empresa, nos últimos dois anos essa passagem já foi fechada três vezes com obstáculos, mas eles são constantemente retirados por moradores.