Montenegro: pesquisas não exercem influência sobre os eleitores

O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, disse há pouco, que a eleição para Presidente da República neste ano, mostrou de uma vez por todas que as pesquisas não exercem influência sobre as eleições. Para ele, o que determina uma eleição são os comícios, as entrevistas e, principalmente, a postura dos candidatos.

Ele citou o exemplo da alternância de políticos no segundo lugar nas pesquisas desde o ano passado, antes mesmo de serem definidos os pré-candidatos. ?Do ano passado para cá, alguns candidatos ocuparam o segundo lugar na preferência do eleitorado, começando por Itamar Franco, Ciro Gomes, Roseana Sarney, Anthony Garotinho, José Serra, novamente Ciro e finalmente Serra. Isso mostra o quanto o eleitorado é volátil.? De acordo com ele, o que não mudou foi a colocação de Lula, que há mais de dois anos vem ocupando a preferência na intenção de voto do eleitor. Montenegro disse também, estar esperando uma disputa bastante acerrada entre Lula e Serra no segundo turno. ?Não sei dizer se essa disputa começa zerada ou se em algum estado um dos dois candidatos já começariam em vantagem?, disse Montenegro.

O executivo do Ibope afirmou que essas dúvidas, talvez, já possam ser esclarecidas na primeira pesquisa de intenção de voto para o segundo turno, que será divulgada no próximo dia 15 (terça-feira), em um convênio com a TV Globo.

Voltar ao topo